Publicidade
João Paulo Diniz chega de bicicleta no evento Pedala São Paulo no Ecco

Por Ana Maria Junqueira

No evento do Projeto Pedala São Paulo, o empresário e triatleta João Paulo Diniz chegou no restaurante Ecco de terno e… bicicleta. Estacionou a magrela em um dos bicicletários instalados na Rua Amauri. Apoiador da causa, ele contou ao Glamurama como e onde a bike faz parte de sua vida.

Você usa bicicleta no seu dia a dia? “Uso muito, mas para treinar na ciclovia e na USP, ou em viagens aos finais de semana. Quase nunca a uso como meio de transporte, pela segurança no trânsito e temendo a violência em São Paulo. Falta ainda também uma conscientização das pessoas, inclusive dos pedestres. Hoje vim do meu escritório até aqui pela ciclovia na Avenida Faria Lima e tive que parar três vezes por causa de pessoas que estavam andando ou paradas no meio da ciclovia.”

Deu bronca nelas? “Claro, expliquei que é um caminho para as bicicletas e que devem ficar livres. Temos de conscientizar a população para incorporar a cultura da bicicleta em São Paulo.”

Você ainda pratica triatlon? “Sim. É algo que nunca quero deixar de fazer enquanto puder porque amo. Hoje participo de provas menores mas continuo envolvido.”

Além de pedalar por aqui, você já fez viagens de bicicleta? “Faço, adoro fazer viagens pedalando, principalmente itinerários de um destino a outro de bicicleta. É muito bacana porque são viagens com amigos, customizadas de acordo com o nosso perfil e os lugares que queremos passar.”

Por onde você já passou pedalando? “Faço há três anos esse tipo de viagem com a empresa Special Trip, e já fui para Itália e França para pedalar. É uma delícia porque na Europa as pessoas têm a cultura da bicicleta mais forte e o respeito no trânsito e nas estradas é enorme. Você se sente mais seguro.”

Você faz pedal noturno? “Já fiz duas vezes e achei muito bacana. Infelizmente não consigo participar tanto porque é o horário que gosto de ficar com meus filhos. Normalmente eu saio de bicicleta de manhã bem cedo antes de trabalhar. Antes das 8h já estou de volta.”

E as bicicletas de aluguel em São Paulo, já experimentou? “Já e achei que funciona bem. É válido porque as pessoas passam a ficar mais acostumadas a ver ciclistas nas ruas e a respeitá-los como parte do trânsito.”

Quais são as propostas mais interessantes do Projeto Pedala São Paulo? “Sou apoiador e bem ativo no projeto. Uma das nossas ideias é integrar a bicicleta ao transporte público, para que a pessoa que mora longe do seu trabalho ou do seu destino possa fazer o trajeto parte de bicicleta e parte de ônibus.”

Como isso pode ser feito? “Com hacks nos ônibus, para transportar a bicicleta. Além disso, vamos adesiva-los com campanhas de segurança que atingirão muita gente.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter