O pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, João Doria Jr., divulgou uma foto de comício de Tancredo Neves em São Paulo como sendo uma imagem do famoso comício das Diretas Já, em janeiro de 1984, na Praça da Sé. A informação, repassada para militantes do PSDB, é falsa. A foto divulgada pelo tucano, em que ele aparece próximo a Aécio Neves (então secretário de gabinete de Tancredo Neves) e ao lado de Luci Montoro (esposa do ex-governador André Franco Montoro), é, na verdade, de um comício da campanha de Tancredo à Presidência.
Doria saiu pela tangente: explicou a militantes que o comício de Tancredo também estava na esteira do movimento pelas Diretas Já. “A foto é do Movimento das Diretas. Teve um equívoco de legenda, que deu essa confusão. Já nos desculpamos”, disse o empresário João Doria.
Na tarde desta sexta-feira, a equipe de Doria divulgou outra foto (abaixo, no final da entrevista), que é do Comício na Sé, no dia 25 de janeiro de 1984. Por ironia, João Doria aparece ao lado de Fernando Henrique Cardoso (apoiador da candidatura de Andrea Matarazzo na prévia tucana). A assessoria de Doria informou que a nova foto, desta vez do comício, foi enviada à equipe da pré-campanha por um amigo do tucano.
João Doria vai disputar a prévia tucana, dia 28, com o vereador Andrea Matarazzo e com o deputado federal Ricardo Tripoli. O empresário conta com o apoio do governador Geraldo Alckmin, mas conseguiu unificar todas as demais alas do PSDB contra sua candidatura. Em sabatina ao jornal “Valor Econômico”, na quinta-feira, Doria fez críticas a José Serra (sobre a gestão financeira da campanha eleitoral) e defendeu apuração da conduta de Fernando Henrique Cardoso (sobre a revelação de que enviou remessas de recursos ao exterior para a jornalista Miriam Dutra, com quem teve um relacionamento extra-conjugal). Ao bater em tucanos históricos e na principal figura do PSDB, Doria só aumentou seu leque de inimigos. Para não se indispor com o fundador e presidente de honra do PSDB, esclareceu: “Eu nunca fiz nenhuma crítica a Fernando Henrique. Ao contrário: enfatizei minha admiração pessoal e respeito por ele”. (Por Malu Delgado)
Veja trechos da entrevista:
Glamurama: Por que o sr. disse que a foto era do comício das Diretas?
João Dória Jr.: Já estou cheio desta história. Essa relativização é uma coisa muito chata. A foto é do Movimento Diretas Já, não é do comício Diretas já. É um comício, aquilo é um comício.
Glamurama: Mas a foto é da campanha do Tancredo.
João Dória Jr.: Nas Diretas Já. O movimento Diretas Já culminou com a eleição do Dr. Tancredo. Isso é fato. Começou em janeiro de 1984, com o Comício na Praça da Sé, e foi até 1986 com a eleição do Dr. Tancredo, que lamentavelmente, com a morte dele, assumiu Sarney. [Tancredo foi eleito em 1985 e morreu antes de tomar posse. José Sarney, o vice, foi empossado em abril do mesmo ano]
Glamurama: Para esclarecer: a foto é de um comício da eleição de Tancredo, na Praça da Sé. Certo?
João Doria Jr.: De Tancredo, no Movimento das Diretas Já. Montoro, de forma muito generosa, politicamente, foi o iniciador das Diretas Já, mas não quis advogar em causa própria. Convidou Dr. Tancredo para que ele fosse o candidato do PMDB à Presidência. E num arco de alianças, naquele momento histórico entenderam que o Sarney deveria compor a vice. O que de fato acabou ocorrendo.
Glamurama: O fato de o sr. e sua equipe terem divulgado e postado que a foto era do comício das Diretas induziu a militância. Não é um erro, uma informação equivocada e falsa divulgada para os filiados do PSDB?
João Doria Jr.: Do ponto de vista da legenda sim. Tanto que nós reconhecemos o erro e estamos dando a informação correta. É uma foto do Movimento das Diretas Já, de um comício efetivo deste movimento, com Montoro e Dr. Tancredo. É o que a foto espelha. Nós já nos desculpamos, até por escrito.
Glamurama: O sr. fará uma correção disto nas redes sociais, onde a foto foi divulgada?
João Doria Jr.: O que estamos procurando agora é a foto do comício de janeiro de 1984 em arquivos (da imprensa). Tem fotos. Estamos buscando para fazer essa informação, do movimento de janeiro de 1984.
Glamurama: E o sr. estava presente neste comício da Sé de janeiro de 1984?
João Doria Jr.: Sim. No documentário [feito pela GloboNews] sobre as Diretas você vê claramente a minha imagem.
- Neste artigo:
- diretas ja,
- Foto,
- joao doria jr.,
- PSDB,
- tancredo neves,