Que Jay-Z é um empresário voraz todo mundo já sabe, mas pelo visto, ele também não leva desaforo para casa. Mesmo com o lançamento bombástico que ele organizou em março para divulgar o aplicativo Tidal, serviço de streaming que tem entre seus donos Madonna e Beyoncé, as vendas ainda não decolaram, o que gerou um burburinho no mercado: o Tidal não constava sequer na lista dos 700 apps mais baixados dos Estados Unidos da semana passada divulgada pela Apple, enquanto isso, seus rivais como Spotify e Pandora se tornaram alguns dos programas mais rentáveis do país para iPhones.
Chateado, Jay-Z resolveu desabafar no twitter vários posts com a hashtag “#tidalfacts” para defender o seu “peixe”, chegando até a comparar o Tidal com o famoso iTunes da Apple, dizendo que o sucesso desse não foi feito em um dia. “O Tidal está indo muito bem. Tivemos mais de 770 mil inscrições e chegamos no mercado há apenas um mês. A iTunes Store não foi feita em um dia só. O Spotify levou nove anos para alcançar o sucesso. Estamos aqui para enfrentar um longo caminho. Por favor, nos deem a oportunidade de crescer e melhorar”, escreveu em sua conta do Twitter nesse domingo.
O cantor aproveitou ainda para afastar algumas das ressalvas em relação ao Tidal. Uma delas é a de que a ferramenta se trata de artistas endossando uma iniciativa para ficarem ainda mais ricos. Segundo Jay-Z, o Tidal tem valor de mercado de US$ 60 milhões, enquanto o rival Spotify é avaliado em US$ 8 bilhões, a iTunes Store US$ 760 bilhões e o YouTube US$ 390. “Ricos ficando mais ricos?”, ironiza o rapper.
“O Tidal paga uma taxa de royalties de 75% para todos os artistas, escritores e produtores – não apenas para os membros fundadores que subiram ao palco”, afirmou, se referindo aos famosos que o acompanharam durante o lançamento do serviço de streaming. No fim, um pouco de humildade: “Nós somos humanos (até o Daft Punk, ha). Não somos perfeitos – mas somos determinados”. ¯\_(ツ)_/¯
We are human (even Daft Punk ha). We aren’t perfect – but we are determined. #TidalFacts
— Mr. Carter (@S_C_) 26 abril 2015
Rich getting richer? Equity values… YouTube $390 billion. Apple $760 billion. Spotify $8 billion. Tidal $60 million. #TidalFacts — Mr. Carter (@S_C_) 26 abril 2015