Jay Z está querendo expandir seus já bem sucedidos negócios musicais, dessa vez se aventurando pelo universo do streaming. O rapper comprou por US$ 56 milhões (cerca de R$ 145 milhões) a Aspiro, companhia sueca que está por trás de dois serviços de streaming, o WiMP e o Tidal.
A oferta de Jay Z foi feita através de sua empresa, a Project Panther, e foi anunciada nesta sexta. De acordo com o comunicado, as negociações começaram em dezembro e a notícia da aquisição já fez com que as ações da empresa saltassem 59% no mercado. A empresa de Jay Z revelou que já vinha sondando a Aspiro por um bom tempo, acreditando que ela seria uma “companhia de alta qualidade de inovação e com um potencial de crescimento forte no futuro”.
Com a nova aquisição, Jay Z deverá aumentar exponencialmente seu patrimônio, que inclui time de basquete, linha de roupas e a empresa de gerenciamento de carreiras Roc Nation, e que lhe garantem um rendimento líquido de cerca de US$ 520 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão), segundo último levantamento da revista “Forbes”.
A corrida pelo mercado de streaming está cada vez mais ferroz: ano passado, a Apple pagou US$ 3,2 bilhões (cerca de R$ 7,8 bilhões) pela Beats, do rapper Dr Dre, com expectativa de expandir sua atuação e também oferecer o serviço de músicas online e competir com outros serviços já consagrados como o Spotify, Deezer e o Rdio.