Por Carol Sganzerla*
A ideia de permanecer dentro de uma cápsula fechada flutuando por mais de meia hora parecia convidativa e assustadora na mesma medida. Só de pensar em ficar em um lugar sem uma fresta de ar já era suficiente para os sintomas da claustrofobia darem as caras. Mas a promessa de relaxamento total da Cápsula de Flutuação venceu e lá estava eu pronta para experimentar o mais novo tratamento do Kurotel, centro contemporâneo de saúde e bem-estar localizado em Gramado (RS) e por anos eleito o melhor spa médico da América Latina pelo World Luxury Spa Award. Frente a frente com a máquina de formato oval, a terapeuta fornece dois protetores de ouvido e explica os botões que devem ser acionados para escolher a cor desejada da cromoterapia – azul, vermelho, amarelo, verde, roxo, lilás –, pausar a música ou chamá-la caso desse vontade de dar o fora dali.
Cápsula fechada e já boiando na água com temperatura regulada a 35,5ºC graus, levou alguns bons minutos até a tensão do corpo diminuir e dar lugar ao prazer de estar naquele ambiente de gravidade zero, aproveitando o fato de estar flutuando, graças aos 500 quilos de sal de Epsom adicionados à água. Do mesmo modo que acontece durante uma prática de meditação, é preciso lutar contra os pensamentos que insistem em querer mudar o foco de não pensar em nada. Mas o silêncio que emana daquele microuniverso, somado ao som extremamente relaxante, vai ajudando a esvaziar a cabeça e fazendo a mente ficar presente no aqui e agora. Passada a fase inicial, a música é interrompida por cerca de dez minutos e a única coisa que ouço são as batidas do coração. Sensação única.
Fecho os olhos e respiro fundo. Consigo desligar a ponto de quase dormir e não sentir nada, nem o peso do corpo. Penso que se desse para relembrar o que sentimos acolhidos dentro do útero, diria que é o que a cápsula de flutuação proporciona. Coincidência ou não, durante os cerca de 40 minutos que ali permaneci, imagens da infância vieram à tona, entre muitas outras que andavam esquecidas.
Além do objetivo principal, de relaxamento profundo, a Cápsula de Flutuação ajuda na redução de estresse e ansiedade e melhora o sistema imunológico, promovendo o bem-estar físico e mental. Importante dizer que a cada troca de cliente a cápsula faz a renovação automática da água. Lembrando que todos os hóspedes são testados no momento do check-in e o Kurotel vem trabalhando com a capacidade reduzida de clientes, cumprindo as medidas restritivas necessárias na pandemia.
*A jornalista viajou a convite do Kurotel.
- Neste artigo:
- Cápsula de flutuação,
- kurotel,