Começou mais uma edição do Les Rencontres d’Arles, festival de fotografia francês conhecido por lançar novos talentos. A maioria das exposições contém imagens inéditas e neste ano o evento fará um tributo às fotos em preto e branco. “Até 1980, imagens em preto e branco eram consideradas superiores às fotos coloridas. Foi a partir de 1990 que o quadro se reverteu, graças aos avanços tecnológicos e o fato do mercado de arte começar a se interessar mais por fotografia,” disse François Hébel, diretor do festival.
São 50 mostras de artistas jovens e veteranos, como o japonês Hiroshi Sugimoto, o francês Guy Bourdin e o chileno Sergio Larrain. Na programação ainda tem workshops de fotografia e concertos musicais. O evento que começou dia 1º de julho e termina no dia 22 de setembro, espalhando exposições pela cidade de Arles, na França.
A primeira edição do festival foi em 1970. Às vezes, Les Rencontres d’Arles convida artistas de peso para participar da curadoria. O estilista Christian Lacroix fez parte da equipe em 2008 e a fotógrafa Nan Goldin em 2009. Confira algumas das obras expostas.
[galeria]525943[/galeria]
- Neste artigo:
- festival de fotografia,
- Guy Bourdin,
- Hiroshi Sugimoto,
- Les Rencontres d'Arles,
- Sergio Larrain,