De olho no aumento da demanda por marcas minimalistas, funcionais e atemporais, o grupo sueco H&M (Hennes & Mauritz) anunciou nesta quinta-feira o lançamento de uma nova marca. Batizada Arket, a label vai oferecer produtos para homens, mulheres, crianças, e ainda uma pequena linha para casa. Ela será posicionada em segmento de preço um pouco mais alto do que a H&M, com valores que se assemelham ao da COS, também do grupo.
A estética das peças da Arket vão do descontraído ao sofisticado. Tudo pensado para consumidores de espírito jovem, independente da idade. Além de um trocadilho com a palavra “market” (mercado, em inglês), o nome também significa “folha” em sueco.
Focada inicialmente em grandes cidades da Europa, a primeira loja da Arket vai abrir em Londres em setembro deste ano. Na sequência, serão inaugurados pontos em Bruxelas, na Bélgica, Copenhague, na Dinamarca e Munique, na Alemanha. No início, o e-commerce da marca vai operar em 18 países da Europa.
ESTRATÉGIA
Atualmente o grupo conta com sete marcas em seu portfólio: H&M, COS, & Other Stories, Monki, Weekday, Cheap Monday e H&M Home. O grupo também comunicou nesta uma queda de 3% no lucro no primeiro trimestre do ano – reflexo da crise mundial do varejo. Apesar da baixa, segue com seu plano de expansão que inclui a abertura de 430 lojas físicas ao longo deste ano. A estratégia baseia-se em conseguir boas oportunidades de endereços físicos nos principais locais de varejo que tenham fechado em decorrência da crise.
Neste mês, a H&M abre sua primeira loja no Cazaquistão e planeja o lançamento online em seis novos mercados – Turquia, Taiwan, Hong Kong, Macau, Cingapura e Malásia. No planejamento de expansão de lojas físicas, a abertura de quatro novos mercados: Colômbia, na América do Sul, Islândia e Geórgia, na Europa, e Vietnã, na Ásia. Em 2018 a marca inaugura a primeira loja H&M Home, ainda sem local definido. O Brasil, infelizmente, segue fora da lista.