Publicidade
a
a
Guto Índio da Costa e o seu VLT || Crédito: Divulgação/ Glamurama

Guto Índio da Costa foi homenageado pelo projeto do VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos, no Top XXI Prêmio Design Brasil 2016, que aconteceu na noite desta quinta-feira, no Museu de Arte Moderna do Rio. O novo bonde carioca levou menção honrosa na categoria design nas Olimpíadas e circula, por enquanto, em um trajeto que liga o aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, com entrada gratuita até o próximo dia 1º. Além do conforto dos trens, uma das novidades do projeto é a extinção da catraca.

“O VLT não tem catraca, não tem barreira física. Isso funciona em toda parte do mundo, não tem porque não funcionar no Rio. Mas, obviamente, vai depender de uma maturidade e de uma educação da população. As pessoas vão precisar aprender que a validação do bilhete é a forma de se manter aquilo”, disse Guto ao Glamurama.

O designer disse ainda que o VLT é um dos legados que a Olimpíada vai deixar para a cidade. “É um dos sistemas de transporte mais modernos do mundo, você entra e sai com uma cadeira de rodas, com carrinho de bebê, é um sistema inclusivo. A ideia é transformar a experiência do transporte público. Porque se ele não for mais confortável que o transporte pessoal, ele nunca vai ganhar essa briga. E o VLT é muito mais confortável que o transporte individual. A grande transformação das cidades passa pela qualificação do transporte público. É um legado que fica depois dos jogos olímpicos”, finaliza.

*

A recarga do Bilhete Único ou a compra do cartão VLT poderá ser feita em máquinas automáticas, em cada uma das paradas. A partir do dia 1º será cobrado a tarifa de R$ 3,80. (Por Denise Meira do Amaral)

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter