Publicidade
Coco Chanel // Reprodução

“Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”: esta é mais uma das frases célebres de Coco Chanel, que nasceu em 19 de agosto de 1883 e completaria 136 anos. Para homenagear a mulher que revolucionou a moda feminina, ao inserir o conforto e “pitadas de masculinidade” ao vestuário, Glamurama lista algumas curiosidades importantes sobre a estilista.

1-Coco Chanel mentia a idade em 10 anos a menos ao afirmar ter nascido em 1893 e não em 1883.

2-O apelido “Coco” surgiu quando ainda era cantora, em meados de 1905, e significa “querida”.

3-Chanel começou na moda com uma loja de chapéus em Paris, que ficava próxima ao Ritz, um dos principais hotéis da cidade e onde ela viveu por muitos anos.

4-O clássico perfume Chanel n°5 é ainda um dos mais vendidos no mundo e tem esse nome porque 5 era seu número da sorte. Coco foi a primeira estilista na história a lançar uma fragrância com seu nome.

5-Coco Chanel foi quem criou o “pretinho básico”, na década de 1920, que foi eternizado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo” e tornou-se sinônimo de elegância.

6-Entre as suas principais criações estão: calças para mulheres, cabelos curtos, cardigans e o clássico tweed. Nas cores: o preto e o branco, além de tornar as pérolas um item clássico da moda.

7-Historiadores apontam Chanel como colaboradora do regime nazista na França. Por conta disso, foi exilada na Suíça, após o final da Segunda Guerra. Tem quem vê semelhanças entre o logo da marca Chanel, que tem dois CC entrelaçados, com o símbolo da SS, da suástica. Mas há quem diga o contrário.

8-Um ataque do coração matou Chanel aos 87 anos, em sua suíte no hotel Ritz. A estilista está enterrada na Suíça, e seu túmulo é enfeitado por cinco leões em alto relevo, que fazem referência ao seu signo.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter