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Às voltas com a elaboração de um novo concurso de design nacional, Houssein Jarouche, o nome por trás da badalada loja de design MiCasa, bateu um rápido bate-papo com Glamurama. Na pauta, um pouco de tudo sobre a cena do design brasileiro e, claro, como será a premiação que deve rolar em fevereiro de 2010. Confira:

* Como você percebe o design no Brasil hoje?

"Estamos vivendo o grande momento do design. O Brasil está reconhecido na arquitetura, nas artes… Agora é a hora do design acontecer. As pessoas estão mais voltadas para o assunto, para a ideia de que é possível viver melhor por meio do bom design. Isso sem falar no caráter emocional e a capacidade de resgatar nossas lembranças."

* Como é a curadoria da MiCasa?

"Compro de acordo com o meu olhar. A MiCasa não vende apenas mobiliário. A ideia é transmitir informação. Congregar no mesmo espaço produtos das melhores marcas internacionais, garimpos e design brasileiro."

* Como é o consumo do design no país?

"Consigo perceber uma reação do mercado. Hoje as pessoas têm o hábito de ficar cada vez mais em casa, e por isso a necessidade de um espaço de qualidade, que proporcione bem-estar, é bastante presente. Isso mexe com a autoestima."

* A produção nacional está crescendo?

"Falta a democratização, a possibilidade do design acessível. A indústria brasileira desacreditou na produção nacional, que de certa forma acabou perdendo a identidade. E hoje o grande desafio é aproximar as grandes e pequenas indústrias dos novos designers."

* Como é a ideia do concurso?

"Queremos dar oportunidade aos novos talentos. E, de alguma forma, recuperar nossa identidade e incentivar o reconhecimento internacional. O concurso é aberto para todo o Brasil por meio do site da MiCasa, em duas categorias: profissionais e estudantes. Os finalistas vão concorrer a prêmios em dinheiro e também a uma viagem para a sede da Vitra na Alemanha."

Houssein Jarouche: design em perspectiva

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