Publicidade
Angelique em mais um dia de ensaio com os bailarinos do musical “Crazy For You”

Por Thayana Nunes

Quando Angelique Ilo chegou ao Brasil, no início de setembro, não imaginava o que iria encontrar. Nunca havia escutado falar sobre o teatro brasileiro e se dizia uma típica americana que, segundo ela, só conhece o Carnaval e a caipirinha. Mas as coisas mudaram para essa californiana. Estrela da Broadway nos anos 80 e 90 e coreógrafa de musicais premiados como “A Chorus Line” e “The Wedding Singer”, Angelique foi convidada para mostrar todos os passos de “Crazy For You”, peça estrelada por ela no passado e que agora chega ao Brasil com Claudia Raia como protagonista. Confira o bate-papo com Angelique durante os ensaios da musical que estreia nesta sexta-feira, em São Paulo.

– A crítica é levada muito a sério nos Estados Unidos, né? “O trabalho dos críticos é muito importante, porque se for positiva, é quase certeza que a peça será um sucesso. A crítica entra nas publicidades, na imprensa e em todo o lugar! Se o jornalista não tiver nada de bom para falar sobre a peça, ela pode nem ser feita. Espero que tenhamos boas críticas aqui no Brasil.”

– É sua primeira vez por aqui. Encontrou o que esperava?Não sabia o que esperar. Nunca estive na América do Sul. Sabia que era primavera, li antes de vir sobre a temperatura e vi que era parecido com a Califórnia, de onde eu sou. A única diferença é que chove muito! Só sabia sobre o Carnaval, a caipirinha e a cachaça. E que os homens são sexy!”

– Não conhecia o teatro brasileiro?Nada! Nem que existiam teatros por aqui. Não tinha ideia. Não se fala de vocês nos Estados Unidos. Os americanos simplesmente não pensam. Sabemos que existe entretenimento pelo mundo, mas não que existia uma demanda de musicais como aqui, por exemplo.” 

Angelique em ação: os ensaios começaram no início de setembro

– Agora somos o terceiro mercado de musicais em todo o mundo.Quem imaginaria? Não tinha ideia. Ninguém menciona sobre o Brasil.”

– Está ansiosa com a estreia de “Crazy For You”? “Fiquei muito feliz com o convite. Nunca havia feito algo tão antigo como “Crazy For You” em outros países. É uma peça de 21 anos atrás! Não fazia essa coreografia há 10 anos. Me pediram muito nos últimos anos, mas eu sentia que já tinha feito tantas vezes que não queria fazer de novo. Porém, quando me convidaram para vir ao Brasil vi que poderia ser uma aventura excitante.”

– E como foi conhecer Claudia Raia? “Nunca esquecerei quando a vi no alto da escada e ela veio ao meu encontro. Imediatamente você vê que ela é uma pessoa muito especial. Claudia interpreta muitos papéis em sua vida e ela faz isso muito bem. Ela é uma personalidade em todas as áreas: na TV, no teatro, ela é mãe, produtora, filantropa, ela faz de tudo. Um exemplo.”

– De todos os países que já trabalhou, qual a grande diferença dos brasileiros? O Brasil é único. Não temos todo esse tempo nos Estados Unidos. Aqui tem sido perfeito. Temos uma liberdade que lá não existe. Porque lá, tempo é dinheiro. Não sei se é cultura de vocês, mas as pessoas criam uma atmosfera de amor e entrega. Me sentia muita vazia nos Estados Unidos, e acho que Claudia me preencheu. Não estava acostumada a todo esse calor humano, essa criatividade. O Brasil me inspira.”

– E os bailarinos? Gostou do que viu? “Muito. Tenho certeza que os bailarinos daqui ganham muito menos que nos Estados Unidos. Nós temos a ajuda de sindicatos, não sei se isso acontece por aqui. Trabalhar nos palcos é difícil. Sempre vão existir produtores que encontram maneiras de não te pagar ou pagar menos. E para ser coreógrafo é preciso ter indicações. Continuar no showbiz não é fácil.”

– Qual o conselho que daria a coreógrafos e dançarinos que querem ganhar o mundo? “Michael Bennett foi uma das pessoas que mais me influenciaram. Foi o coreógrafo da minha primeira peça, em 1979. Eu era muito jovem e ele me deu confiança e me fez acreditar em mim. Acredito que todo mundo precisa de alguém assim. E é isso que Claudia que faz com as pessoas.” 

Momentos dos ensaios de “Crazy For You” em São Paulo: peça estreia no dia 23 de novembro

Serviço:

Crazy For You
Onde: Complexo Cultural Ohtake. Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros
Preço: R$ 200,00 (platéia) e R$ 150,00 (balcão)
Informações e ingressos: tel. (11) 2808-6225 ou  pelo email: ingresso@cip.org.br

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter