Publicidade
Baruch Spinoza // Reprodução

Faltam 10 dias para acabar o ano e, como esse ano foi atípico, agora é o momento de fazer uma reflexão sobre o 2020. De fato 2020 foi além da imaginação e de qualquer previsão. A pandemia mundial, os atos de violência e injurias raciais, as catástrofes naturais, até tensões militares, o caos político nacional, entre tantos acasos e irregularidades cotidianas marcaram tempos bem estranhos. O que nos faz refletir sobre planos, projetos, desejos, vontades, compromissos que precisaram ser adiados ou abandonados diante do coronavírus. Contudo, estamos às vésperas de 2021 que promete a tão esperada “volta ao normal” no decorrer do ano. Com isso devemos nos organizar e colocar nossos projetos de novo na agenda, e quem pode nos auxiliar nisso é um filosofo racionalista famoso, conhecido como Baruch Spinoza.

Ele foi um dos grandes nomes da corrente racionalista, corrente essa que trouxe muitas contribuições ao pensamento contemporâneo. Spinoza nos traz um conceito muito importante para pensarmos em 2021, o Conatus” vontade sob potência. O conceito de Conatus é a capacidade, a vontade, o movimento de continuar existindo, e para Spinoza, nascemos com isso, com o conatus fazendo parte de nós. Uma mente alinhada com o corpo para continuar existindo, ou seja, a vontade que você tem de continuar vivo ou de seus sonhos e projetos continuarem vivos com você.

Para Spinoza, diferente de Deus, não somos a causa da nossa existência. Dependemos, por exemplo, de nossos pais para existirmos, mas Deus é a causa de tudo e também é a própria causa (ele não dependeu de nada para existir se não dele mesmo). Porém, podemos causar em nossa existência. Através do conatus podemos perseguir a vontade da vida, de continuar existindo, de manter nossos sonhos e projetos vivos até realizar cada um deles.

O conatus é, de certa forma, um movimento, um movimento que o nosso corpo realiza para continuar existindo, coordenado com nossa mente e com a razão. A potência de realizar, andar, correr, ir atrás, perseguir, meter a cara e fazer mesmo está em nós. Nascemos com essa potência. Mas e a vontade? A vontade de colocar em prática aquilo que foi adiado pelo 2020. O conatus vem como a manutenção para que seu desejo, sua vontade daquilo que não foi colocado em prática em 2020 venha se realizar em 2021. É a busca e concretização dos seus objetivos: entrar na academia, começar a tocar um instrumento, visitar depois de tanto tempo parentes distantes… é a realização da vontade, é manter vivo a existência desses planos e colocá-los em prática em 2021. (*Audino Vilão, filósofo, cursa História na universidade e é youtuber – no insta @audinovilao e no Youtube)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter