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Paul Poiret ajeitando uma de suas criações e a fachada de sua antiga loja, em Paris || Créditos: Reprodução Instagram
Paul Poiret ajeitando uma de suas criações e a fachada de sua antiga loja, em Paris || Créditos: Reprodução Instagram
Paul Poiret no acabamento de uma de suas criações e a fachada de sua antiga loja, aberta na Champs-Élysées, em Paris, em 1925|| Créditos: Reprodução Instagram

A moda vive um marco nesta segunda-feira. Depois da Maison Schiaparelli e da Courrèges voltarem à ativa, chegou a vez da Paul Poiret ensaiar um retorno ao mercado de luxo. A etiqueta do estilista de mesmo nome fez muito sucesso no início do século 20, principalmente por participar da revolução fashion que libertou da mulher dos corselets. Poiret criava peças folgadas como casacos e vestidos no estilo quimono e calças harem, hoje conhecidas como saruel. Agora, sua marca retoma as atividades pelas mãos do grupo sul-coreano Shinsegae International.

A Poiret pretende ir conquistando terreno aos poucos. Ao WWD,  Pierre Mallevay, diretor-gerente da Savigny Partners, empresa que liderou a transição, disse que primeiro lançamento do revival da maison será de perfumes, antes das roupas e dos acessórios.”Eles querem reinventar o DNA e torná-la relevante para os dias hoje. Não estão comprando para torná-la uma marca coreana, querem desenvolvê-la e distribuí-la no mercado internacional. E são muito sofisticados”, afirmou.

Embora os produtos do estilista considerado o rei da moda entre os anos de 1904 e 1924 estejam fora do mercado há mais de 80 anos, Poiret é um ícone lembrado até hoje. Filho de pai comerciante de tecidos, ele iniciou sua carreira na Doucet & Worth antes de abrir sua própria marca. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o monsieur se recusou a mudar sua essência exótica e saiu de cena, fechando as portas de sua loja em 1929. Ele morreu em 1944, sem dinheiro, mas marcando para sempre o mercado fashion.

Criação do estilista em exibição na mostra 'China: Through The Looking Glass', em cartaz no Metropolitan, em Nova York  || Créditos: Getty Images
Criação do estilista em exibição na mostra ‘China: Through The Looking Glass’, em cartaz no Metropolitan, em Nova York || Créditos: Getty Images

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