Publicidade
Market 57
Market 57. Foto: Divulgação

Tá de viagem marcada para Nova York? Então anote aí. Nos últimos anos, uma onda tomou conta de Nova York: os mercados gastronômicos, ou food halls, encontrados por toda a cidade. E com a chegada dos dias mais quentes, nova-iorquinos e turistas lotam esses espaços para experimentarem sabores diferentes. Neles é possível encontrar uma verdadeira Babel etílico-gastronômica concentrada num único lugar, com comida barata ou curadoria de chefs renomados, e culinária de países como Itália, França, Espanha e Cingapura, só para citar alguns. Confira os 6 food halls que devem entrar no seu roteiro.

Market 57

É o mais novo mercado gastronômico do pedaço (abriu as portas em 1º de abril deste ano), localizado no Píer 57, antigo terminal de embarque e armazenamento às margens do Rio Hudson. Ali, os 15 restaurantes têm curadoria da Fundação James Beard – organização sem fins lucrativos cuja missão é celebrar, apoiar e elevar as pessoas por trás da cultura alimentar norte-americana – e são comandados, em sua maioria, de minorias e mulheres. Destaque o Nom Wah, mais antigo restaurante de dim sum de Nova York, e do Zaab Zaab, considerado um dos melhores tailandeses da cidade. Completam o espaço o City Winery, misto de vinícola (isso mesmo, é a única vinícola de Manhattan), restaurante e casa de shows, e o Rooftop Park, que, na cobertura, oferece mais de 7 mil metros quadrados de gramados e locais para relaxar.
Onde: 25 11th Avenue, ao lado do Little Island
Horário de funcionamento: diariamente, das 11h às 20h

Tin Building

Divulgação

Inaugurado em setembro do ano passado, é a menina dos olhos do estrelado chef francês Jean-Georges Vongerichten, que reformou o Fulton Fish Market, que foi o mais importante mercado atacadista de peixes e frutos do mar dos Estados Unidos, a um custo de quase US$ 200 milhões. O resultado do projeto é um mercado com quase 5 mil metros quadrados com restaurantes que dão a volta ao mundo dos sabores, incluindo o Shikku (japonês), House of the Red Pearl (chinês), T. Brasserie (francês), Frenchman’s Dough (italiano) e Taquito (mexicano).  
Onde: 96 South Street, no Píer 17, Financial District
Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 8h às 22h, e, às sextas e sábados, das 8h às 22h30 

Chelsea Market

Divulgação

Pioneiro na tendência dos mercados gastronômicos que invadiram a cidade nos últimos anos, o Chelsea Market foi aberto em 1997, no Meatpacking District, e é o food hall mais famoso de Nova York. Ali, restaurantes, lanchonetes, padarias, varejistas e fornecedores de vinhos, café, chá, chocolates e queijos, tomam conta da construção de tijolinhos, que preserva muito da construção original, que data do início do século 20. Para matar a fome, vale uma passada no Los Tacos No. 1, de comida mexicana; o Miznon, com seus sanduíches no pão pita e a batata assada lotada de creme azedo, alho e cebolinha; o autoexplicativo Lobster Place; e o Buddakan, que oferece até pato de Pequim. 
Onde: 75 9th Avenue (entre as ruas 15th e 16th), pertinho do High Line
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h, e, aos domingos, das 8h às 22h.

Time Out Market

Divulgação

Tudo é incrível nesse mercado no coração da descolada região de Dumbo, no Brooklyn. A seleção dos 24 vendedores de comida foi feita pelo time da 
Time Out Magazine, que recomenda as melhores atrações, incluindo as gastronômicas, em grandes cidades do mundo. Entre os estabelecimentos mais hypados, estão o Mr. Taka Ramen, que está na lista Bib Gourmand do Guia Michelin; o Chote Miya, com cardápio inspirado nas comidas de rua de Bombaim; a tradicional pizzaria Fornino; e o Pat LaFrieda Meat Purveyors, do famoso açougueiro Pat LaFrieda, o “rei da carne” no Estados Unidos, que serve sua própria seleção de carnes em cheesesteaks, hambúrgueres e, reza a lenda, o melhor cachorro-quente do mundo. O mercado ocupa o prédio histórico Empire Stores, localizado entre as pontes do Brooklyn e Manhattan.
Onde: Empire Stores – 55 Water Street, no Brooklyn
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 22h (às sextas e sábados, fecha às 23h) 

Essex Market

Atende a vizinhança de Lower East Side há mais de 100 anos, quando os primeiros vendedores traziam suas mercadorias para vender em carrinhos de mão. Em 1940, essa informal feira a céu aberto foi convertida num mercado público fechado. Depois de uma fase decadente, em 2019 foi reaberto no endereço atual, uma construção espaçosa e envidraçada, com muita luz natural. Além das bancas que vendem todo tipo de alimentos, o Essex Maket também conta com vários bares e restaurantes, incluindo a Shopsin’s General Store, uma instituição nova-iorquina com seu menu de mais 900 itens; a Ni Japanese Deli, onde pode-se comprar produtos tradicionais da culinária japonesa e comer pratos saudáveis ​​preparados com ingredientes locais e sazonais; e o Nordic Preserves, Fish & Wildlife Co., que serve especialidades da Suécia.   
Onde: 88 Essex Street
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 20h, e, aos domingos, das 10h às 18h. Alguns estabelecimentos podem ter horários diferenciados.

Urban Hawker

Divulgação

Esse empreendimento, inspirado nos tradicionais hawker centers (mercados de rua) de Cingapura e que abriu as portas em setembro de 2022 na vizinhança da agitada Times Square, veio para quebrar a hegemonia da culinária europeia que imperava entre os mercados abertos recentemente. São 17 pontos de venda de comida, 11 deles vindos diretamente de Cingapura e que, à parte os pratos típicos desse país, também passeiam pelas iguarias de outros povos que compõem o caldeirão cultural que forma Cingapura: malaios, chineses, indianos e peranakans (resultado da mistura entre os primeiros imigrantes chineses que se estabeleceram em áreas como Penang, Malaca, Cingapura e Indonésia e que se casaram com malaios locais). Seja pelo visual do mercado, pelo público e, claro, pelas comidas servidas, o complexo transporta os visitantes para um autêntico mercado de rua de Cingapura, onde bons pit stops são o cingapuriano Hainan Jones, para provar o famoso arroz de frango Hainanese; o filipino Tradisyon, que tem no adobo de porco (composto por uma carne assada até a textura perfeita e que vem ensopada em um molho à base de soja com alho) uma escolha certeira; e o malaio Padi D’NYC. Nesse quiosque, suas prioridades devem ser o longtong (bolinhos de arroz servidos servido em uma tigela de curry de coco cremoso, acompanhados de batatas, bolinhos de peixe e ovos cozidos), o gulai de frango e o satay de frango defumado. É tudo colorido, temperado com muitas ervas e especiarias e diferentemente delicioso.  
Onde: 135 West 50th Street, perto da Times Square, em Midtown
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 10h às 21h.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter