Considerado um dos maiores gênios de marketing do mundo, Dietrich Mateschitz – o homem mais rico da Áustria – tem um novo projeto ambicioso e polêmico: ele se prepara para lançar um site de notícias nos moldes do americano Breitbart, que segue uma linha editorial mais à extrema-direita e também é apontado por muitos como um dos motivos que levaram Donald Trump à Casa Branca. Batizado “Näher an die Wahrheit” (“Mais perto da verdade”, em português), o novo veículo online ainda está em fase de gestação, mas deve estrear neste ano.
Recluso na maior parte do mundo, Mateschitz concedeu algumas entrevistas nos últimos meses nas quais se desdobrou em elogios a Trump e outros políticos de postura mais conservadora, como o jovem Sebastian Kurz, que se tornou ministro de Relações Exteriores da Áustria em 2013, aos 27 anos. Ele também é um grande crítico da chanceler alemã Angela Merkel e da maneira como ela trata da crise dos refugiados na Europa.
Mateschitz é o fundador da Red Bull, que ele transformou em um negócio de mais de US$ 20 bilhões (R$ 62,6 bilhões) após investir pesado em estratégias de marketing tidas como inusitadas e ligadas a esportes extremos, como o patrocínio, em 2012, do salto do paraquedista Felix Baumgartner a uma altura recorde de 39 mil metros. O próprio Mateschitz, aliás, é fã de adrenalina nas alturas: é ele mesmo que pilota seu jatinho, um Falcon 900 de US$ 43 milhões (R$ 134,6 milhões). (Por Anderson Antunes)