Publicidade
119731003
119731003
119731003
|| Créditos: iStock

Você ainda é muito jovem para se render ao Botox? Provavelmente não. A recomedação profissional para o procedimento – recurso muitas vezes polêmico pela fama de tirar a expressão do rosto das pessoas – pode começar, pasmem, dos 18 aos 25 anos. Duas profissionais respeitadas do Rio responderam um verdadeiro questionário sobre o tema: Bárbara Machado, chefe da equipe médica da Clinica Ivo Pitanguy por 15 anos e especialista titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e Apolonia Sales, dermatologista de atores e atrizes da Globo. Vem ler – e preste atenção porque nem sempre elas concordam. (por Michelle Licory)

Glamurama: Com quantos anos é indicada a primeira aplicação de toxina botulínica?

Barbara Machado: “Após os 25 anos é mais habitual haver indicação para seu uso”.

Apolonia Sales: “O Botox pode ser aplicado para prevenir rugas a partir dos 18 anos”.

Glamurama: Existe efeito “preventivo” no Botox? Qual a vantagem de aplicar Botox ainda jovem?

Apolonia Sales: “Sim, existe. Todas as vezes que contraímos os músculos da face, formamos as rugas. No início, elas não ficam marcadas na pele quando paramos de contrair, são as rugas dinâmicas, mas após alguns anos, com os movimentos, a pele vai ficando marcada e conseguimos ver as rugas mesmo sem contrair os músculos: são as rugas estáticas. A vantagem da aplicação enquanto se é jovem é que, paralisando os músculos, as rugas dinâmicas não se tornam estáticas. A pele não fica marcada em repouso – esse é o efeito preventivo do Botox”.

Barbara Machado: “Não seria o ideal esse efeito preventivo.  Ideal é já tratar quem tem a musculatura muito ativa. Se ela não trabalha muito, não vejo muito sentido em bloqueá-la. Depende da força muscular da pessoa. O ideal é protelar até mais perto dos 30 anos. Mas não é errado usar o Botox antes caso se tenha uma musculatura muito forte. Naqueles pacientes em que se observa muita mímica, há sim indicação mesmo antes dos 30 anos”.

Glamurama: Tem contraindicação?

Barbara Machado: “Pessoas com alergias a proteína bovina ou albumina, com doenças neurológicas ou grávidas”.

Apolonia Sales: “Alergia a proteína, gravidez, infecção no local da aplicação, uso de algumas medicações, portadores de algumas doenças neurológicas e autoimunes”.

Glamurama: Quais são as regiões em que o Botox pode ser aplicado?

Apolonia Sales: “Para prevenir as rugas pode ser aplicado no rosto, que inclui testa, região entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos, nariz, ao redor da boca, no pescoço e no colo”.

Barbara Machado: “Próximo ao contorno dos olhos, testa e em torno da boca. Alguns pontos podem ser dados no pescoço e ainda na ponta nasal”.

Glamurama: Tem que ter algum cuidado no pós?

Barbara Machado: “Evitar abaixar a cabeça por um período de três a quatro horas após a aplicação. Não massagear o local”.

Apolonia Sales: “O principal cuidado é não massagear a área aplicada por quatro horas”.

Glamurama: É verdade que na primeira aplicação o rosto fica mais “congelado” do que nas outras?

Apolonia Sales: “O primeiro Botox é sempre o melhor porque a pessoa fazia muitos movimentos e percebe uma grande diferença com a ação do produto. Nas aplicações seguintes, nas quais a pessoa já tem a lembrança do seu rosto com o Botox, ela não vê tanta diferença com a ação, simplesmente porque não lembra de como era seu rosto antes do primeiro Botox”.

Barbara Machado: “Em geral, por ser a primeira vez, a musculatura responde melhor, mas o rosto ‘congelado’ está mais ligado ao excesso de substância. A ideia é conter os excessos da ação muscular e não parar completamente a região. Equilíbrio, harmonia – é esse o efeito que se pretende”.

Glamurama: Os músculos se acostumam com a substância?

Barbara Machado: “Há muita controvérsia sobre se o uso leva à formação de anticorpos, reduzindo a ação da substância”.

Apolonia Sales: “Os músculos não se acostumam com a substância. O efeito a longo prazo não diminui. Tenho pacientes que fazem há muitos anos e estão sempre satisfeitos com o resultado”.

Glamurama: Quais são os tratamentos feitos antes de recorrer ao Botox?

Apolonia Sales: “Antes de recorrer ao Botox, podemos fazer os procedimentos que estimulam a renovação da pele e formação de colágeno, como peelings, lasers e cremes com ácidos rejuvenescedores”.

Barbara Machado: “Não há tratamentos substitutos para postergar a indicação do Botox.  A cirurgia pode ser considerada para a região da testa, mas a região dos olhos tem como recurso mais eficiente a toxina botulínica”.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter