Com depoimentos de grandes nomes do cinema brasileiro como Eduardo Coutinho, Cacá Diegues, Walter Carvalho, Vladimir Carvalho e Nelson Pereira dos Santos, o filme “Tudo Por Amor ao Cinema” presta homenagem a Cosme Alves Netto, que ocupou o posto de curador da Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro por mais de três décadas.
Dirigido por Aurélio Michiles, o documentário mostra a atuação do amazonense que dedicou sua vida a divulgar e a preservar o cinema brasileiro e latino-americano, inclusive guardando obras cinematográficas clandestinamente em sua casa, motivo pelo qual foi preso e torturado por duas vezes durante o período da ditadura militar, em 1964 e 1969.
Rodado em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Manaus, Havana e Lisboa, o longa conta com 34 entrevistas, fragmentos de cenas de 70 filmes e um vasto arquivo pessoal de Cosme. A pré-estreia aconteceu nessa segunda-feira, justamente na Cinemateca do MAM do Rio e o filme entra em cartaz no dia 30 de julho.
*
“Tudo Por Amor ao Cinema” abriu a 19º edição do Festival Internacional É Tudo Verdade, no Rio de Janeiro, com exibição também em São Paulo. Aurélio Michiles é diretor do longa-metragem “O Cineasta da Selva” (1997), premiado em festivais nacionais e internacionais.