A Pinakotheke Cultural, em Botafogo, vai celebrar o bicentenário da chegada da Missão Artística Francesa com muito charme. A partir desta quinta-feira, os visitantes poderão conferir a mostra “A Missão Artística Francesa e seus discípulos”, com curadoria de Maria Eduarda Marques e Max Perlingeiro. A exposição reúne desenhos, gravuras, esculturas, documentos e pinturas, como a rara – e gigante – tela “Himeneu travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo”, de Nicolas Poussin, um dos mestres da pintura francesa. O quadro pertenceu à família real espanhola e faz parte da coleção do MASP, mas só foi vista pelo público depois de seu restauro, em 2009. A grande surpresa do processo da restauração foi a aparição de um falo ereto na figura central do quadro, o Deus Príapo, da fecundidade e dos jardins, que sofreu, como era comum nos séculos anteriores, repinte de pudor. Esta será a primeira exibição da tela no Rio de Janeiro.
A exposição “A Missão Artística Francesa e seus discípulos” será acompanhada de uma publicação com as imagens das obras e textos dos dois curadores e do filósofo, sociólogo e crítico francês Jacques Leenhardt, que recentemente publicou o livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil – Jean-Baptiste Debret”. Tome nota!
*
A vinda da Missão Francesa ao Brasil é fato fundamental na história da pintura no século 19. A corte portuguesa, fugindo da invasão das tropas francesas de Napoleão, sob o comando do general Jean-Andoche Junot, aportou na Bahia no início de 1808, transferindo-se em seguida para o Rio de Janeiro. Na galeria abaixo, confira alguns dos highlights da exposição.
[galeria]4392057[/galeria]
“A Missão Artística Francesa e seus discípulos”
Onde: Pinakotheke Cultural – Rua São Clemente 300, Botafogo
Abertura: 22 de setembro de 2016, às 19h30
Quando: 23 de setembro a 26 de novembro de 2016
Entrada Franca
- Neste artigo:
- arte,
- frança,
- Missão Artística Francesa,
- Nicolas Poussin,
- Pinakotheke Cultural,
- Rio de Janeiro,