Publicidade
Respiração é a técnica mais simples para atingir o bem-estar físico e mental // Getty Images

É tanta correria no dia a dia de uma cidade grande, como São Paulo, ou Rio, ou Nova York, que muitas vezes a gente esquece até de respirar. É fato! Quando percebemos nossa respiração está curtinha, quase parando. Mas está provado e comprovado que o segredo para um corpo saudável e mente sã está relacionado também ao simples fato de respírar corretamente. Coisa que não costumamos dar a devida atenção em tempos tão loucos. Respirar conscientemente se tornou uma das maiores tendências de bem-estar do momento. É simples, pode ser feito em qualquer lugar… é só seguir algumas regrinhas.

E esse é o tema preferido do Dr. Herbert Benson, médico, cardiologista, e fundador do Instituto Mente/Corpo da Faculdade de Medicina de Harvard. Ele já escreveu diversos livros que falam justamente do poder da respiração. A respiração, batimentos cardíacos, pressão arterial, estado hormonal e sistema digestivo são todos controlados pelo sistema nervoso autônomo, e, entre todos estes itens, o único que você consegue intervir é na forma como respira. Fazendo isso, é possível alterar todos os outros pontos relacionados a ele e conquistar uma saúde melhor.

Ou seja, a ordem é respirar, respirar e respirar! Abaixo algumas dicas que vão ajudar a melhorar seu dia:

Postura
Postura e respiração caminham juntas, uma afeta a outra. Por isso, quanto melhor sua postura, mais espaço você terá em seu torax para receber o oxigênio nos pulmões.

Profundidade
A respiração profunda significa que mais oxigênio entra em seu corpo, ou seja, mais energia e maior expulsão de toxinas. Ao usar o diafragma no momento da respiração o movimento massageia os órgãos internos, além de ativar o nervo vago, resultando em efeito calmante.

Velocidade
Uma das primeiras coisas que acontecem em uma crise de estresse é a hiperventilação, portanto, ao respirar lentamente você envia para o cérebro uma mensagem de que está tudo bem, e seu corpo vai respondendo a isso, melhorando a sensação de pânico.

Ritmo
Estudos feitos nos Estados Unidos afirmam que 10 minutos de respiração rítmica por dia ajudam a melhorar a saúde do nervo vago, o que é capaz até de aumentar sua expectativa de vida.

Localização
Que parte de seu corpo você usa para respirar? Sua barriga? Suas costas? O uso do diafragma para puxar o ar protege os músculos das costas contra o cansaço.

Consciência
Muitas vezes esquecemos a nossa respiração. Mas prestar atenção neste movimento é uma prática poderosa, um exemplo disso é a meditação. Quando você se torna consciente de sua respiração você passa a focar no momento presente, na sua mente e em seu corpo.

Mover-se
Técnicas como ioga, tai chi e dança seguem o ritmo da respiração com seus movimentos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter