Publicidade
Beautiful Woman Legs And Cream.
Faça você mesma! || Créditos: iStock
Beautiful Woman Legs And Cream.
Faça você mesma! || Créditos: iStock

Que tal aproveitar o fim de semana para dar um up nas pernas, e sem sair de casa? A gente pegou dicas tipo “faça você mesmo” com duas especialistas do Rio. Pra começar a semana com tudo em cima!

Por Michelle Licory

 

Esfoliação no capricho

A biomédica especialista em estética Lays Souza, da Coiff1rst Brasil, ensina um creme esfoliante de café para fazer antes do banho: “Misture em um pote de plástico a quantidade de creme necessária para cobrir toda a área das pernas e para cada colher de sopa do creme adicione meia colher de café em pó. Essa receita serve tanto pra melhorar o brilho e a aparência da pele quanto para tratar a celulite. O café é rico em cafeína, que é um poderoso vasodilatador e termogênico. Ele aumenta a circulação sanguínea na região aplicada e também a queima de gordura localizada.” Faça uma massagem com compressão média e movimentos circulares por toda extensão das pernas, até que o creme seja absorvido. Os pequenos grãos de café farão uma esfoliação, ajudando a eliminar a camada de células mortas e aumentando o viço da pele. Deixe agir por mais 20 minutos e enxágue normalmente. Repita o processo pelo menos 2 vezes na semana.

Outra opção para acabar com as células mortas é misturar meia porção de mel com meia de açúcar cristal e aplicar nas pernas com movimentos circulares, enxaguando no final. “Isso vai melhorar o viço da pele e diminuir as manchas”, diz a dermatologista Apolonia Sales, que atende em Ipanema.

 

 

Coffee beans on old wooden table
As propriedades do café ajudam a combater a celulite || Créditos: iStock

Exercícios relaxantes para circulação sanguínea

Outra dica de Lays: “Você vai precisar de uma bacia com água morna e bolinhas de gude. Coloque as bolinhas de gude no fundo da bacia e mantenha a água sempre morna. Faça movimentos circulares com os pés por pelo menos 20 minutos. Esse exercício pode ser feito todos os dias. Além de ser relaxante, ele traz benefícios para todo o sistema cardiovascular e melhora a circulação sanguínea e linfática das pernas, diminuindo as chances de formação das celulites e aliviando o inchaço. Caso você seja do tipo que tem tendência a ter inchaço nas pernas, pode associar com um bom descanso com as pernas em elevação. Dica extra: quando estiver nessa posição, pressione em movimentos circulares os dois lados adjacentes à virilha, isso vai estimular os linfonodos e aumentar o funcionamento do sistema linfático.”

Old Glass Marbles
Outra função para a bolinha de gude || Créditos: iStock

Ácido natural para clarear manchas na perna

Essa é aquela dica da vovó que vale ouro. Use a água do arroz, aquela que sai branquinha logo após a lavagem do grão, para clarear manchas nas pernas. “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo. Faça compressas com a água do arroz nas áreas escurecidas por 20 minutos, em dias intercalados”, ensina a biomédica. Atenção! Lembre-se sempre que áreas com manchas escuras se devem ao acúmulo do pigmento conhecido como melanina, que pode ser produzido devido à exposição à luz solar, portanto, principalmente durante o uso de substâncias ácidas, evite a exposição ao sol e se possível use sempre protetor solar para evitar o aparecimento de novas manchas ou piorar as que já existem. Para os joelhos muito escuros, a dermatologista Apolonia Sales sugere uma massagem localizada com uma esponja, durante o banho.

Os benefícios da água do arroz || Créditos: iStock
A água do arroz é um bom clareador de manchas || Créditos: iStock

Dicas pós-depilação

“É comum entre as mulheres que depilam as pernas, principalmente com lâminas, o aparecimento de pequenas bolinhas que inflamam e podem gerar manchinhas. A esse processo damos o nome de foliculite, e ele tem diversos influenciadores, como alergias e enfraquecimento dos folículos. Para evitar esse processo, comece a depilação higienizando bem a área com sabonete adstringente e procurando tirar toda a oleosidade da pele. Logo após a depilação, coloque sobre a área chá de camomila e menta bem gelados. A camomila tem efeito calmante na pele e a menta, anti-inflamatório. Juntamente com a baixa temperatura, vão ajudar também a fechar os poros eventualmente abertos”, explica Lays.

Chá de camomila: poderoso aliado || Créditos: iStock
Chá de camomila: poderoso calmante || Créditos: iStock

Prevenção de estrias

Para quem tem tendência a estrias, a dica da dermatologista Apolonia Sales é aplicar um hidratante caseiro feito com meia xícara de azeite, 6 cápsulas de vitamina E e 4 cápsulas de vitamina A misturados com 1/4 de xícara de aloe vera em gel. Passe essa mistura nas pernas diariamente e voilá! Pele linda, lisinha e uniforme!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter