“Campo de Jogo”, o novo documentário de Eryk Rocha, vai ganhar uma sessão pra lá de especial. Ele vai ser exibido no campo da Vila Olímpica do Sampaio, na zona norte do Rio – no mesmo local onde foi rodado. A projeção, que vai contar com a presença dos personagens do filme e do diretor, acontece neste sábado, às 19h, com entrada gratuita.
“Vai ser o momento de compartilhar a existência do filme com as comunidades de Sampaio, de fazer o filme voltar ao campo. E tem muito a ver com a posposta de linguagem do filme, que é o desejo do campo se converter na tela do cinema. E ele vai se converter de forma real. Já exibi o filme em vários países, mas esta vai ser a sessão mais importante para mim”, revelou Eryk em conversa ao Glamurama.
“Campo de Jogo” mostra de forma poética o futebol de várzea do Rio ao acompanhar a partida final do campeonato anual de favelas de 2014. O filme pretende ser um contraponto ao “modelo de futebol midiático”, do “padrão Fifa”, nas palavras do próprio diretor. “Diante desta crise do futebol institucional, o filme chega em um momento muito pertinente porque contribui para uma reflexão que não se limita somente ao futebol. É uma pergunta maior: quem somos nós, qual momento é este em que estamos vivendo?”, questiona.
*
Eryk, que é filho de Glauber Rocha e de Paula Gaitán, confessou que chegou a pensar em ser jogador de futebol profissional quando pequeno. “Joguei grande parte da minha vida, até os 20 anos. Foi a minha primeira grande paixão”.
*
E tem trabalho novo por vir. Eryk já prepara seu novo filme, o “Breves Miragens de Sol”, uma ficção sobre a vida de um taxista em meio às transformações do Rio de Janeiro. As filmagens estão previstas para março de 2016. (Por Denise Meira do Amaral)
- Neste artigo:
- Campo de Jogo,
- cinema,
- eryk rocha,
- Filme,
- Futebol,
- Glauber Rocha,
- Rio de Janeiro,