Publicidade
Nilton e Joyce || Créditos: Reprodução
Nilton e Joyce || Créditos: Reprodução

O rabino, Rosh da Congregação Judaica do Brasil e escritor, Nilton Bonder, foi o convidado de Joyce Pascowitch para um papo sobre a alma, nesta segunda-feira. Em tempos de pandemia, em que nossa preocupação se volta ao corpo físico, o pensador falou sobre os cuidados com a alma, que para ele não está separada do material: “Todo o humano tem duas dimensões: uma existencial, que trata das coisas materiais, daquilo que você precisa para viver: vestir, aquecer, comer… Mas tem outra área, dentro do conceito do judaísmo, que está voltada para aquilo em que somos necessário para o mundo, que é a área da alma. Só existir, ocupar espaço e consumir, é algo que mexe com a dignidade porque a gente se imagina mais do que um corpo”, explica Bonder.

Joyce também questionou o entrevistado sobre as pessoas estarem chorando mais neste momento de isolamento e incertezas, e o conselho do rabino foi: “Não chora mais do que dói”, além de falar de um passado recente, o de andar pelas ruas: “Lembra disso, Joyce? (risos). Como estamos mais “próximos” de todos os que convivemos e de si mesmos, isso faz com que as emoções apareçam. Na correira, a gente andava pela rua e não olhava para ninguém. Agora, teremos o andar mais presente e veremos gente feliz, triste, precisando de ajuda… Se você vem com mais presença, enxerga quem está ao seu redor e isso gera um questionamento mais profundo, o que sempre resistimos a fazer. Há muita história de perda, como não ficar assim?”, disse.

Ele ainda deu boas dicas para se fortalecer nesse período: “Se cuidar nessa nova rotina, prestar atenção no outro que traz relevância, significado da vida; cuidado com o superficial nesse tempo em que a gente nunca teve (isolamento). Temos que ficar atentos para não voltar ao mundo anterior e ter muita criatividade para esse nova realidade. Buscar mais sustentabilidade”, ressaltou Nilton Bonder que finalizou com uma linda mensagem: “”A ousadia está para a alma, o mesmo que a humildade está para o corpo”, esse é o direcionamento para crescermos espiritualmente, a alma brilha quando fica ousada.

Nilton Bonder é autor de livros reconhecidos nacional e internacionalmente sobre diversos temas vistos sob uma ótica judaica. Ele também é doutor em Literatura Hebraica pelo Jewish Theological Seminary. Para conferir a live completa, só dar uma espiada no IGTV de Joyce Pascowitch ou do Glamurama.

https://www.instagram.com/p/CAEiTxPHVqq/

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 30 de Abril

Dia 30 de Abril

A cada dia, nos aproximamos dos Jogos Olímpicos de Paris, mas os desafios persistem. Ainda há muitas obras...

Instagram

Twitter