Um dos casos raros de fotógrafos que se tornaram tão famosos quanto seus retratados, Mario Testino está ficando mais velho neste domingo. Nascido há exatos 62 anos em Lima, capital do Peru, Mario estudou Economia e Direito em universidades peruanas, e chegou a cursar Relações Internacionais na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.
Mas foi na fotografia que ele se destacou, a partir de meados dos anos 1970, quando se mudou para Londres. Morando em um apartamento dentro de um hospital abandonado nos arredores da Trafalgar Square, aquele que talvez seja hoje o fotógrafo mais famoso do mundo iniciou sua carreira vendendo books para aspirantes a modelo, por apenas £ 25. De lá pra cá, é claro, muita coisa aconteceu. Mas alguns momentos da carreira de Mario se destacam não somente pela excelência do trabalho dele, mas também pelo impacto causado nas vidas e carreiras de quem ele fotografou.
Clicada incontáveis vezes por Mario, Kate Moss deve a ele em parte o seu breakout na moda. Uma das fotos mais icônicas do início da carreira dela, na qual ela aparece sentada na pia de um banheiro com paredes espelhadas, é dele. Outra modelo que também recebeu um grande empurrão do fotógrafo foi Gisele Bündchen, que o conquistou não somente pela beleza, mas sobretudo pela personalidade. Amigo de Anna Wintour, foi Mario quem recomendou a brasileira à editrix da Vogue.
No caso da princesa Diana, que já era mundialmente famosa quando conheceu o fotógrafo, ela teve sua imagem repaginada graças a ele, que se tornou seu fotógrafo oficial. Também para Mario que, em 1997 e meses antes de morrer, fez último ensaio fotográfico da princesa para a revista Vanity Fair.
Já a modelo checa Eva Herzigova tem a Mario para agradecer pelo revival que deu em sua carreira nos anos 1990. Estrela máxima das campanhas da Wonderbra, nas quais encarnava a garota sexy, Herzigova chocou o mundo quando posou para as lentes do fotógrafo em um ensaio para a Vogue Paris em 1997. Com uma faca nas mãos, e coberta de sangue, ela deixou de ser vista como uma modelo estritamente comercial e conseguiu ser aceita por editores de moda a partir de então.
Até Cauã Reymond foi beneficiado pelo “efeito Testino”. Um dos musos do fotógrafo que aparecem no livro “Mario de Janeiro Testino”, de 2009, o galã brasileiro acabou chamando a atenção de grifes internacionais, como a Giorgio Armani, que o contrataram para estrelar campanhas. Tudo graças ao aval de Mario.
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