Exilado em Moscou desde 2013, após ser acusado de espionagem por vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden anda mais ocupado do que nunca. O ex técnico da CIA, que completa 33 anos nesta terça-feira, participa atualmente do projeto de um curta-metragem sobre o impacto da tecnologia no futuro das democracias dirigido pelo ator Joseph Gordon-Levitt, que no fim do ano será visto nos cinemas interpretando o próprio Snowden na cinebiografia “Snowden”, de Oliver Stone.
Batizado “Snowden Optimistic Project”, o curta da dupla será lançado na plataforma colaborativa HitRecord, fundada em 2004 por Joseph e hoje um negócio multimilionário.
Snowden também anda concedendo várias palestras pela internet, já que ele não pode deixar a Rússia, sob o risco de ser preso e extraditado para os Estados Unidos. Na próxima terça-feira ele deverá falar por live streaming para o público do Festival de Roskilde, um dos maiores eventos musicais da Europa, realizado na cidade dinamarquesa de mesmo nome. (Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- CIA,
- Edward Snowden,
- Estados Unidos,
- moscou,
- Snowden Optimistic Project,