Tivemos Lua Cheia em Leão na madrugada do dia 21 de janeiro, às 3h17, HV em Brasília. O fenômeno coincidiu novamente com um eclipse, desta vez Lunar Total, de forte magnitude. O evento se deu no finalzinho do eixo Câncer/Capricórnio e o inicio de Leão/Aquário, atingindo os nativos daqueles signos e decanatos, e também do finalzinho de Áries/Libra e do inicio de Touro/Escorpião. Seus efeitos começam um mês antes do fenômeno ocorrer e podem durar 6 meses.
Como já dissemos na Lua Nova, ocasião do primeiro eclipse do ano, os eclipses costumam acontecer em pares, numa Lua Nova seguida pela Cheia ou vice-versa. O evento gera aceleração, intensificação ou inversão de tendências e crises, provocando confrontos entre o passado (Lua) e o futuro (Sol). No caso do lunar, o astro eclipsado, o futuro tende a vencer, acelerando tendências, revelando fatos, introduzindo pessoas, alterando atividades e relacionamentos, propondo ideias e sentimentos inéditos. É hora de abandonar velhos hábitos, atitudes ou pessoas em favor de novos, que surgem com força total. No plano coletivo, novos conceitos, comportamentos, modismos e líderes surgem no cenário sociocultural e político.
O mapa da lunação apresenta ainda um ‘stelium’ no signo de Capricórnio, formado por Saturno, Plutão e Mercúrio, que se opõe ao Nodo Lunar Norte em Câncer. É a proximidade maior ou menor dos Nodos à lunação que determina a magnitude do eclipse. Marte em Áries se encontra em tensão exata com Saturno e isso acirra os maus ânimos, preconizando belicosidade, truculência, agressividade e até violência.
Marte vai caminhar e em poucos dias tensionar Plutão, momento em que as situações atingem o seu auge. É preciso lidar com as circunstâncias da forma mais fria e objetiva possível pra não se deixar levar, no calor da hora, pela impulsividade e precipitação. Os mais atingidos serão os nativos do 2º e 3º decanatos de Capricórnio, Áries, Câncer e Libra.
Outro aspecto de forte presença nesta lunação é a benéfica conjunção de Júpiter, regente do ascendente em Sagitário, com Vênus, que é bela, auspiciosa, otimista e harmônica com Marte, o que ameniza bem a conjuntura toda. Porém, o par se indispõe com Netuno, o sonhador, o que pode nos turvar a visão dos fatos e fazer com que a gente se engane diante do que parece realidade. É preciso ver pra crer e não dar asas à imaginação, à fantasia, à ilusão!
Em resumo, os setores mais ativados serão: o eixo das finanças e economia, da produção e transformação e, o da comunicação, do deslocamento, trânsito, distribuição e fronteiras, que também abrange o conhecimento e a educação. E é pra ficar muito atento ainda com temas como acidentes e incidentes terrestres, aéreos, aquáticos, meteorológicos, elétricos e tecnológicos. Confira os efeitos do evento para o seu signo solar. E se você conhece o seu ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também. Boa Lua cheia pra todos nós!
ÁRIES – Lua Cheia ocorre no seu eixo da família e do profissional, além do amor, da amizade, da participação social e dos projetos futuros. O amor está em alta. Mas seu regente Marte está bem agitado, impulsivo, provocador e você deve ter cuidado com confrontos profissionais, excesso de agressividade, precipitação e acidentes.
TOURO – A cheia vai pegar a turma do 1º decanato e dos primeiros graus desse signo, que pode vir a ter mil surpresas de ordem pessoal, relacional, profissional e familiar. No entanto, sua regente Vênus está em posição muito auspiciosa e favorável, conte com sorte, expansão e romantismo. Só não se iluda, nem doure a pílula demais.
GÊMEOS – Fase cheia atinge o eixo das finanças, da economia e das crises, o que não quer dizer pra pior. Há que ficar atento com a contundência do momento porque seu regente Mercúrio está bem ativado, acelerado e excitado. Não aja sem pensar, planejar e ponderar. Parcerias em alta, mas mantenha os pés no chão e trabalhe.
CÂNCER – Cheia se dará no ultimo grau do seu signo, pegando os nativos do ultimo decanato: aceleração ou inversão de tendências. Amores em alta, mas fique ligado na saúde, nos relacionamentos, parcerias e contratos. O cotidiano e o profissional podem se beneficiar muito, mas exigem empenho, ação e trabalho. Nada vai cair do céu.
LEÃO – O evento se dará no primeiro grau do seu signo atingindo os nativos do 1º decanato quer seja na sua saúde, relacionamentos, parcerias, clientes ou negócio. O dia a dia também estará agitadérrimo, cheio de desafios, compromissos, exigências e muito, mas muito trabalho. Como sabe, seu empenho será bem-vindo e necessário.
VIRGEM – A cheia vai agitar o eixo do amor, da criatividade, da amizade e da participação social. Fique atento também aos projetos futuros que podem se acelerar. Os afetos estarão bem exigentes e questionadores, mas deve pegar leve pra não causar rompimentos nem estragos, já que seu regente Mercúrio está muito pressionado.
LIBRA – A fase cheia vai chacoalhar os temas familiares e profissionais: desafios à vista. Mas o céu também trará uma boa agitação para o corpo e para a mente: serão dias agitados e muito estimulados pelas atividades sociais, pelas parcerias, amores, afetos e amizades. Sua regente Vênus se encontra em estado de graça, mas não se iluda.
ESCORPIÃO – Lua cheia atinge o eixo familiar, doméstico, profissional. Mas também pode dar uma boa agitada nos seus amores e amizades. Seu regente Marte está muito agitado, acelerado, impulsivo, agressivo e tendente a se precipitar, revidar querer acertar contas. Muita calma nessa hora! Finanças e romances em alta. Bom, né?
SAGITÁRIO – Cheia vai ativar as finanças e as economias e pode ser positiva, desde que tenha situação estável ou esteja sem dividas. O momento é de trabalhar e por a mão na massa. Nos terrenos pessoal, amoroso, familiar e afetivo não podia estar melhor, com muito namoro, sexo, diversão e lazer. Cuide apenas dos excessos e do romantismo.
CAPRICÓRNIO – O stelium em seu signo garante que o evento vai ser forte pros nativos do 2º e 3º decanatos: ação, mudanças, inversões e acelerações, mas não necessáriamente para pior. Tudo depende de suas atitudes e posturas anteriores. O momento é de crescimento, mas não se precipite, não aja com medo e mantenha a ética sempre.
AQUÁRIO – Cheia atinge a turma do 1o decanato no terreno físico, pessoal, social e de parcerias: mudanças, inversões e aceleração podem chacoalhar sua vida pra melhor; Olho vivo também no familiar e no profissional. Como você é positivo, otimista e intuitivo, espere pelo melhor. Planos futuros e amizades estão com dose extra de sorte.
PEIXES – Fase cheia agita o dia a dia e acelera os planos por ali. Mas fique atento também à sua saúde pra não se estressar demais. O setor profissional não podia estar caminhando melhor, mas pede atenção e aconselha não se iludir, criar expectativas e fantasiar: mantenha os pés no chão e a objetividade. Nas finanças, não se precipite.