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Depois do terremoto, tsunami e das explosões nucleares que atingiram o Japão na semana passada, os organizadores da Semana de Moda de Tóquio resolveram cancelar os desfiles desta temporada, por motivos óbvios. Marcada para começar na próxima semana, a fashion week não é a única baixa que o mercado de moda vai enfrentar – marcas de roupa e beleza já somam 10,6% de perdas desde os acidentes: a Uniqlo teve queda de 17,5% e a Shiseido despencou 9,18%.

* A agência de notícias Reuters fez uma pesquisa e apontou que o Japão, considerado o terceiro maior em vendas de luxo, movimentando 11% deste mercado no mundo, está perdendo dinheiro, e algumas marcas e grupos estão atentos ao mercado, já que muitos deles passaram a depender do consumo desenfreado dos japoneses para criar coleções extras e mimos que são vendidos exclusivamente por lá.

* Menos de uma semana e vários conglomerados já acumulam perdas milionárias, como a LVMH + Hermès e Polo Ralph Lauren, que registraram perda de 3,1%, Tiffany com  menos 4,3%, e o grupo PPR – das marcas Yves Saint Laurent e Gucci – que já está com um prejuízo de 2,5% nas vendas.

* Em tempos de necessidades básicas, o luxo deixa de existir.

Crise no Japão: semana de moda cancelada e prejuízo nas vendas de luxo

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