A holding Alphabet, dona do Google, divulgou seus resultados referentes ao primeiro trimestre do ano na segunda-feira e um detalhe do balanço não passou despercebido para alguns analistas: os responsáveis pelo site de buscas número um do planeta estão queimando dinheiro a torto e a direito para enfrentar a concorrência da Amazon no concorrido segmento de produtos inteligentes para o lar – ou “smart home”, em inglês.
Só para se ter uma ideia do tamanho do rombo, a Alphabet teve um prejuízo de US$ 621 milhões (R$2,17 bilhões) no ano passado com sua empresa de automação residencial, a Nest Labs, que produz basicamente sistemas de segurança. Claro que a cifra não é nada comparada aos US$ 31,15 bilhões (R$ 109,1 bilhões) que a gigante de tecnologia faturou entre janeiro e março, mas isso tem acontecido ano após ano e sem dar sinais de melhora no horizonte.
O maior problema da Alphabet, na verdade, é não ter lançado ainda nenhum produto de smart home ou inteligência artificial tão popular quanto aqueles da Amazon. A empresa de Jeff Bezos é pioneira na área com os “mordomos eletrônicos” Echo e Alexa, que controlam 75% do mercado que disputam nos Estados Unidos, conforme foi revelado no começo do ano. É a guerra pelo futuro. (Por Anderson Antunes)