Publicidade
arpo2
Cena do filme “Arpoador – praia e democracia”, que será exibido nesta quinta e sexta, no Rio || Crédito: Divulgação

O documentário “Arpoador – Praia e Democracia”, de Helio Pitanga, vai ter como mote o programa preferido da maioria dos cariocas: a praia. Investigada sob o olhar do antropólogo Roberto DaMatta, ela vai ser analisada como parte do imaginário da cultura carioca, um espaço onde se misturam idades, cores e classes sociais. Entre os entrevistados, o próprio Roberto DaMatta, o cantor e ator Evandro Mesquita, o historiador Milton Teixeira e o fotógrafo e surfista Fernando Fedoca.

“Ir à praia é uma espécie de ritual, pois excede ao normal e habitual com suas regras prescritas. Pois nela se vence a rotina e se produz a festa. O trabalho é trocado pelo lazer e, de certa forma, todos se igualam pela quase nudez de seus corpos e pela busca comum de diversão e descanso – e assim se fabrica mais um mito. A praia é um bom lugar para se pensar a sociedade como um todo”, explica o diretor Helio Pitanga.

*

“Arpoador – Praia e Democracia” será exibido nesta quinta-feira, às 20h30 no festival Arquivo em Cartaz, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, e na sexta no Cine Teatro do BNDES, às 13h30.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 06 de Maio

Dia 06 de Maio

Vivemos tempos difíceis no planeta Terra, com guerras sangrentas, pessoas mal-intencionadas por todos os lados e a crise...

Instagram

Twitter