Publicidade
Bezinho praticando o stand up padlle e recebendo premiação

Febre em todas as praias, o Stand Up Paddle, ou SUP, conquistou também os frequentadores das praias de Trancoso. Praticado em cima de uma prancha com um remo, o stand up não exige experiência e grande preparo físico: na primeira vez já é possível ficar de pé! Glamurama e Suzuki conversaram com o campeão estadual do SUP Wave em 2012 e vice-campeão brasileiro do SUP Race em 2013, Bezinho Otero, para saber algumas dicas sobre a nova mania nacional.

– Como começou no SUP?

– Eu já surfava. Comecei no stand up em 2006, 2007, através de um amigo no Hawaii. Na época eu estava procurando um longboard para curar o marasmo dos verões sem onda. Voltei do Hawaii já com um remo que comprei por lá e procurei quem já tinha SUP no Rio de Janeiro. Mas dava para contar em uma mão os adeptos do esporte, entre eles Eraldo Gueiros, Rico de Souza e Braulio Carsalade. O último me vendeu uma prancha dele.

– Ficou encantado de cara?

– Era uma forma diferente de surfar nas ondinhas pequenas, uma outra abordagem. A partir daí começou a virar um desafio, pegar ondas maiores, tubulares.

– Quais são as dicas para quem quer começar no stad up?

– Hoje já é bem fácil começar no esporte. Com o material certo você já sai remando no primeiro dia. Mas a dica principal é buscar um professor que conheça bem o esporte, que tenha noção de ventos e mares. O ideal é que não tenha vento e que as águas estejam calmas e paradas. Para viajar é interessante o SUP inflável, cabe em uma mochila e é bem fácil transportar.

– Como se posicionar na prancha?

– Os pés para um iniciante devem estar paralelo e o corpo posicionado em cima do handle, o lugar onde se coloca a mão para carregar a prancha. Lá é o ponto de equilíbrio da prancha

– Quais são os erros mais comuns?

– Por incrível que pareça, remar com a pá do remo do lado contrário. Para facilitar, normalmente, a parte que deve estar virada para frente tem a logomarca do fabricante do remo. Caso não tenha, deve ser observado a curvatura do remo, que deve estar apontada para frente.

Serviço:
Se interessou? Os melhores locais de Trancoso para se praticar são a praia dos Coqueiros, praia dos Nativos e o rio Trancoso. O professor Romualdo tem uma tenda na praia dos coqueiros, onde aluga pranchas de stand up e também dá aulas particulares. O aluguel sai por R$ 50 a hora e a aula, R$ 100. Contato Romualdo Surf: (73) 8127 7388 .

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter