Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Mundial da Água, que tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados a esse recurso natural necessário para a vida na Terra. Em pleno 2021, nunca foi tão importante cuidar do meio ambiente e economizar para evitar a escassez já anunciada em alguns lugares do mundo.
Mas, para além da necessidade terrestre, a água também garante paisagens paradisíacas. Em alguns casos, os rios, lagos e mares são tão impressionantes que chegam a parecer surreais. Pensando nisso, escolhemos cinco localizações onde as águas são o verdadeiro ponto turístico.
Devido à Covid-19, a ordem é ficar em casa e aproveitar as dicas para anotar os destinos em sua agenda e visitar apenas depois que a pandemia acabar. Respeite as regras de isolamento social e use máscara, protegendo a si mesmo e ao próximo.
Caño Cristales, Colômbia
Localizado na Colômbia, esse rio é considerado o mais bonito do mundo, e não é à toa. O motivo desse título se deve às cinco cores que ele possui devido a algas e plantas existentes no local. Caño Cristales apresenta tons de vermelho, amarelo, verde, azul e preto.
Rio Uvac, Sérvia
Da Colômbia diretamente para a Sérvia, o Rio Uvac se tornou conhecido por suas águas verdes. As montanhas que o cercam e o formato curvilíneo também ajudam a garantir um cenário surrealista. O tom da água se deve a algas presentes no rio.
Lago Hillier, Austrália
Não é Photoshop: o Lago Hillier, na Austrália, é realmente rosa. Apesar de lindo, não é recomendado mergulhar em suas águas. Isso porque a explicação científica que se dá para o tom de rosa intenso envolve: falta de nutrientes, muito sal e a presença de dunaliella salina, microalga que libera betacaroteno. O Lago Hillier tem 600 metros de comprimento e fica em uma área de preservação. Além dele, outros lagos rosas existem na Austrália, como: Field of Pink Lakes, Hutt Lagoon, Pink Lake e Quairading Pink Lake.
Glaciar Petermann, Groelândia
O Glaciar Petermann é uma grande geleira localizada a leste de Nares Strait, no Noroeste da Groenlândia, conectada ao Oceano Ártico. O local impressiona por ser um rio de azul intenso formado no meio das geleiras, criando um cenário espetacular. É possível visitar e até mesmo se aventurar nas águas do Glaciar Petermann, mas com muito cuidado, claro.
Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina
Dessa vez não estamos falando de águas coloridas, mas de um lugar localizado entre o Brasil e a Argentina que mostra bem a imensidão e a força das águas. As Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu no Paraná (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina. A beleza e importância das Cataratas fez com que ganhasse o título de Patrimônio Natural da Humanidade.
- Neste artigo:
- Dia Mundial da Água,