Publicidade

Não é à toa que “Cisne Negro” recebeu 14 indicações ao Oscar deste ano. Quem assiste ao filme sai do cinema querendo comentar e discutir sobre o que acabou de assistir. Aqui no Glamurama, o longa criou a maior polêmica e, pensando nisso, resolvemos ir atrás de quem entende do assunto para ouvir opiniões mais técnicas.

* Thiago Soares, o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, disse que gostou muito do filme, achou muito bem dirigido e que Natalie Portman está maravilhosa. Isso como espectador, agora, como bailarino, a opinião muda: “Quem é do meio sabe que Natalie Portman chega a um descontrole mental tão grande que não existe no nosso cotidiano”.

* Thiago também fez questão de comentar sobre a relação entre coreógrafo e bailarina: “Hoje em dia, aqui na Europa, o professor não pode nem tocar no joelho da bailarina para arrumar o movimento. Toda a orientação é feita com a voz, não existe o contato físico mostrado no filme”.

* Já Ana Botafogo fez questão de dizer que “Cisne Negro” não é exatamente sobre balé: ”É muito mais um filme psicológico sobre as possibilidades da mente humana. Eles usaram a dança para a trama, mas a verdade é que poderia ser qualquer profissão”. Ana ainda acrescentou que Vincent Cassel , que interpreta o coreógrafo de Natalie no filme, está ótimo. “ A postura dele, o cuidado ao tocar nos bailarinos, tudo, tudo, foi muito bem feito. Se eu não soubesse que ele era ator eu acreditaria que ele é realmente um coreógrafo de verdade”.

* Quanto aos movimentos de Natalie, ela reconhece o empenho da atriz, mas ressalta: “Os truques que fizeram para ela parecer uma bailarina foram muito bem feitos, só quem entende de dança consegue perceber que ela não é profissional. Por exemplo, na aula de dança no filme, os braços e cabeças ela faz muito bem, ela é bem harmoniosa e se dedicou muito, mas isso também não faz dela uma primeira bailarina. Tem uma cena, por exemplo, em que ela está sentada e se levanta de uma maneira que você sabe que ela realmente não é bailarina. Uma profissional não faria daquele jeito, sabe?”.

Natalie Portman, Ana Botafogo e Thiago Soares: impressões sobre o filme "Cisne Negro"

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter