Na década de 1980, Karen Buglisi, que hoje é CEO global da M.A.C Cosmetics, vendia produtos de beleza da Helena Rubinstein, do grupo francês L’Oréal, em um shopping de Washington D.C.. Foi por causa desse primeiro emprego que conheceu a empresa que lidera hoje e, apesar de afirmar que nunca imaginou se tornar presidente, conta que sempre sonhou grande. “Quando não conseguia algo, tentava de novo até dar certo”.
Antes de chegar ao topo, Karen treinou os maquiadores que ficam nas lojas – iniciativa pioneira da canadense M.A.C no mercado –, foi gerente de vendas da Adipar (marca de moda do grupo Estée Lauder, do qual a M.A.C faz parte) e vice-presidente da M.A.C para os Estados Unidos. Desafios sempre foram a praia dessa executiva, que nasceu no Japão (o pai era militar e vivia trocando de base) e se mudou para os Estados Unidos aos 4 anos, onde continuou migrando até fixar raízes em Nova York, cidade em que fica a sede da M.A.C.
Viver de malas prontas faz parte da rotina de Karen, que passa quase 50% de seu tempo viajando, já que comanda a operação nos 105 países em que a marca está presente. “No setor de beleza, que lida com imagem e cultura em mercados muito distintos, o segredo é acompanhar de perto para entender a demanda”, reforça, sempre sorridente. Vale lembrar que, além da agenda atribulada de CEO, Karen cria sozinha seus três filhos.
Desde que assumiu, em 2010, os números são mais do que positivos. A cada segundo, inacreditavelmente, um batom da M.A.C é vendido no planeta. Ano passado, a empresa cresceu 17,5% globalmente e 68% no Brasil, onde opera desde 2003. Loira, alta e sempre impecável – afinal, isso faz parte do negócio – Karen veio ao país para lançar uma nova linha de maquiagem e contou com exclusividade a PODER sobre a flagship de 200 m2 que será aberta na avenida Paulista ainda este ano. “Esta é a rua que acreditamos ser a principal do país, como a Oxford Street em Londres e a Champs-Élysées em Paris”, explica. No Brasil, os planos para 2015 incluem manter a média de crescimento, ampliar o número de lojas e bombar o e-commerce para atender principalmente as regiões Norte e Nordeste, onde há forte demanda. “Dos dez produtos mais vendidos por aqui, nove são batons. A brasileira é muito vaidosa. Nossa relação com o Brasil é um casamento de conto de fadas”.
por Alexandre Makhlouf para a revista PODER de maio
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