Quando você assiste a um filme ou série, quatro fatores tendem a chamar mais atenção: o roteiro, a construção dos personagens, a trilha sonora e, claro, a fotografia. E pode ter certeza que cada um desses pontos são extremamente importantes no desenvolvimento da história. No caso da trilha sonora, ela é uma das responsáveis por criar momentos de felicidade, romance, tensão e tristeza, assim como a fotografia.
Algumas paletas ficaram marcadas na história, como é o caso da usada pelo diretor de cinema Wes Anderson, que abusa das cores para colorir as cenas de maneira fantasiosa. Em seus filmes, o mais chamativo é a estética vintage, as cores saturadas e os tons pastel, que reinou em ‘Hotel Budapeste’, no qual o rosa e o roxo eram predominantes. Nesses momentos podemos não entender exatamente qual é a função das cores além do senso estético, mas a fotografia é de tirar o fôlego, concorda?
Ver essa foto no Instagram
Ao contrário de Wes, que tem preferência por tons quentes, Tim Burton ficou marcado no cinema por suas animações em tons frios, usando, na maioria das vezes, o azul como cor principal.
E se você se interessou por todo esse assunto acima, Glamurama indica o Instagram Color Palette Cinema, criado pelo italiano Kalki Janardhanan e que possui mais de um milhão de seguidores. A conta é dedica aos posts de frames de filmes e séries, extraindo as cores mais significativas de cada um deles e criando uma paleta de cores exata que fica exposta abaixo da imagem.
O trabalho, apesar de parecer simples, é minucioso. Primeiro, Kalki assiste ao filme completo, depois escolhe uma cena e leva para o photoshop.“Com o conta-gotas, escolho as cores e pinto os retângulos”, disse ele. No Instagram, é possível encontrar as paletas de produções lançadas recentemente e há muitos anos. Com certeza, você vai encontrar o seu filme preferido.
Um dos objetivos do perfil é justamente fazer com que as pessoas analisem o sentimento que tiveram em determinada cena e notem como as cores foram usadas. “Se você já assistiu ao filme e depois viu uma postagem, pode se lembrar de como se sentiu ao assisti-lo. Assim, conecta esse sentimento ao que está vendo e percebe por que, talvez, eles usaram certas cores”, explica seu criador.
Ver essa foto no Instagram
Estudo das Cores
Para ter uma ideia, as cores são estudadas desde 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, se separava em diversas cores. Mais tarde foi descoberto que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons. Anos depois, o alemão Johann Wolfgang Von Goethe criou a ‘Teoria da Cor’ e, a partir disso, diversos outros estudos foram feitos, como a psicologia das cores. Com esse pensamento, concluímos que nenhuma cor é usada à toa, principalmente em filmes.
As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja transmitem emoções mais alegres ou até mesmo intensas, como paixão, alegria, excitação, vingança e violência. Isso se deve à sensação de calor e luz solar que os tons nos passam. Já as cores frias, transmitem praticamente o contrário e são usadas mais para demonstrar sobriedade, passividade, tristeza, calma, solidão, introspecção ou simplesmente frio. Já as cores preto, cinza e branco são neutras.
Confira as nossas publicações preferidas do perfil Color Palette Cinema:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
- Neste artigo:
- cinema,
- Paleta de Cores,