Publicidade

A cidade de Campinas acaba de ganhar um presente de Guto Lacaz. É a escultura “Ulysses, o elefante biruta”, no Parque Pedreira Chapadão. A convite da Unicamp – Universidade de Campinas -, o artista criou a obra de arte em comemoração aos 40 anos da Sanasa, empresa de abastecimento de água e saneamento da cidade.

O nome Ulysses faz referência à praça onde está a escultura, batizada “Praça Ulysses Guimarães”, “além de ser um nome mítico, trata-se de um dos políticos com mais humor que já conheci”, conta Guto. A escultura, de chapas de ferro, tem um grande elefante suspenso, cuja longa tromba é apoiada em um mastro que faz a escultura girar com o vento.

]Justamente por isso a palavra biruta no nome, que faz uma analogia ao objeto da aeronáutica, que muda conforme o vento, e o sentido de “maluco” da palavra. Trocadilhos de Guto, que desafiou as leis da física neste trabalho, já que o elefante suspenso pesa cerca de 400 quilos, “precisei de dois engenheiros que fizeram um estudo para que a escultura funcionasse”.

Aperte o play e confira todo o processo de produção e instalação da escultura.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter