Publicidade
Os livros finalistas do Man Booker Prize 2017 || Créditos: Divulgação
Livros finalistas do Man Booker Prize 2017 || Créditos: Divulgação

Atenção glamurettes, acaba de ser anunciada a lista com os seis finalistas do Man Booker Prize, um dos prêmios literários mais importantes de língua inglesa. A shortlist, composta basicamente por norte-americanos, inclui algumas surpresas: ao contrário do que todos esperavam, o multi-premiado “The Underground Railroad”, do americano Colson Whitehead, que muitos apontavam como um provável vencedor, acabou não chegando nem ao grupo dos seis finalistas. O romance “4 3 2 1”, de Paul Auster, que o The Guardian apostava que ficaria fora da competição, marca presença na seleção oficial.

Para o júri, os seis finalistas são originais e inovadores, e transmitem uma força única, que faz com que seja impossível esquecê-los. “Os seis livros são extraordinários e acima de tudo ousados. Adoro o que fazem com a literatura. Tentam empurrar os limites ao que significa um romance e o que um romance diz sobre o mundo atual”, disse Lilam Azam Zanganeh, crítica literária e uma das juradas deste ano. Lola Young, presidente do júri, descreveu os eleitos como obras que exploram “muitas questões estimulantes”, que vão da natureza do amor, à passagem do tempo, passando pelos temas identidades e morte. “Vai ser muito, muito difícil escolher um vencedor”, admitiu. A lista? Anote para colocar a leitura em dia:

“”4 3 2 1”, de Paul Auster (Estados Unidos)
“History of Wolves”, de Emily Fridlund (Estado Unidos)
“Exit West”, de Mohsin Hamid (Paquistão)
“lmet”, de Fiona Mozley (Reino Unido)
“Lincoln in the Bardo”, de George Saunders (Estados Unidos)
“Autumn”, de Ali Smith (Reino Unido)

Em tempo: o vencedor do Man Booker Prize, no valor de 50 mil libras (cerca de 200 mil reais), será anunciado durante uma cerimônia em Londres no dia 17 de outubro.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter