Alexandria Ocasio –Cortez é puro poder! Aos 29 anos, se tornou a mulher mais jovem a chegar no Congresso norte-americano representando um distrito progressista em Nova York, o Bronx, onde nasceu. Se define como social democrata e apoia uma agenda política voltada para defender a implementação de um sistema de saúde universal nos Estados Unidos, leis de segurança empregatícia a nível federal, licença parental para trabalhadores, estabelecimento de um “Green New Deal”, abolição da Agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira do governo, mais acesso a universidades e escolas públicas, projetos de infraestrutura voltados para energias renováveis e aumento de impostos para os mais ricos. Tem mais influência nas redes sociais do que a própria imprensa do país, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência e conteúdo Chartbeat. O estilo sério porém jovial, sempre arrematado com um batonzão vermelho, sua marca registrada, enlouquecem seus fãs ao redor do mundo.
Mas quem vê Alexandria nessa posição, não imagina que, há exatamente um ano, ela trabalhava como garçonete em um restaurante do Bronx. “Trabalhava como garçonete enquanto organizava minha comunidade. Em um tempo e lugar em que tínhamos sido esquecidos por tantos políticos, e nos tornado merecidamente cínicos e tristes pelo ciclo de promessas de campanha e desculpas de governo, eu lhes pedia, apenas uma vez, que acreditassem”, escreveu Alexandria para seus 3 milhões de seguidores do Instagram, em post onde mostra capa da revista Time com sua foto estampada e a chamada O Fenômeno. Este ano ela estampou também a capa da Marie Claire México e no final de 2018, a da Vanity Fair. E isso é apenas o começo!
https://www.instagram.com/p/BvR4omZBqXN/
Após vencer um veterano nas eleições, Alexandria traz para a conservadora política americana um novo respiro. A moça é descendente de porto-riquenhos, bonita, alto astral, sabe como usar as redes sociais a seu favor e está cheia de projetos com grande apoio do público. Seu estilo também é inspirador e vai muito além de roupas e maquiagens bem produzidas. Sua forma estética de expressão fala, especialmente, sobre representatividade latina.
No dia de sua posse, Ocasio-Cortez chegou ao congresso usando brincos de argola de ouro e o icônico batom vermelho. Esses detalhes em contraste com seus traços e tom de pele significam muito mais do que apenas estética: simbolizam a cultura latina, menosprezada pelo atual governo e alvo de preconceitos. Em vez de apenas atacar, Alexandria enfrenta todas essas questões de frente, com seu sorriso aberto, seu jeito descontraído, mostrando que está do lado do povo e quer apenas justiça e dias mais felizes para todos, sem exceção.
https://www.instagram.com/p/BsORBXXhzDu/
“Quando era mais jovem, precisava me ver nos outros. Precisava de orientação, de um exemplo. Eu precisava acreditar que podia. Saber disso me dá coragem para superar a dúvida, o medo e a ansiedade: a ideia de que, se eu fizer isso, talvez ajude outras pessoas”, escreveu Alexandria em um de seus posts.
E, de fato, ajuda! Alexandria fez uma minoria ser vista e assuntos importantes serem discutidos com seriedade pela primeira vez. O que ela fala, faz, veste e usa vira assunto na mídia. Por isso é tão importante ver a moça tratando de assuntos como beleza de uma forma real, acabando com aquele mito de que isso é futilidade. Em suas redes sociais, Alexandria não tem vergonha de revelar a cor de batom que está usando, ou falar sobre as suas tranças, penteado que ela usa justamente para celebrar a sua herança afro-latina. “Da próxima vez que alguém disser às meninas do Bronx que tirem os brincos de argola, elas podem apenas dizer que estão se vestindo como uma congressista”, comentou no Twitter.
https://www.instagram.com/p/BdtY3Jil1X8/
Com força inegável, Alexandria assume pautas feministas e cada atitude que ela toma é como um ato político. O seu terno branco, usado no dia da posse, é uma lembrança do movimento sufragista, que deu às mulheres o direito ao voto. Hoje no Congresso, as decisões e a forma como ela compartilha sua vida, incluindo a rotina de beleza, faz com que todas as mulheres se identifiquem e se empoderem.
Em entrevista, Cortez revelou, sem medo, que gosta de máscaras faciais e possui uma rotina de pele que se divide em várias etapas. “Eu começo limpando o rosto com um bálsamo ou óleo para remover a maquiagem. Em seguida, aplico um hidratante, com Vitamina C e Retinol antienvelhecimento. Para terminar, uso protetor solar”, explica. “Sobre maquiagem, evito usar base de cobertura total e aplico apenas corretivo, blush, bronzer, máscara de cílios e batom vermelho. Porém, não uso maquiagem todos os dias e o mundo tem que lidar com isso”.
https://www.instagram.com/p/Buw2j7shS9q/
- Neste artigo:
- Alexandria Cortez,
- Beleza,