Publicidade
Carlucia entre Neymar e Bruna Marquezine || Créditos: Reprodução Instagram

O nome por trás dos menus das festas das celebridades cariocas atualmente é Carlucia Pereira, mineira que percorreu longa trajetória entre Minas Gerais e Brasília até chegar no Rio, onde abriu no fim do ano passado o Cafofo da Carlucia. O endereço em que ela recebe nomes como Regina Casé, Mariana Ximenez e Lucinha Araújo funciona em um espaço cedido por Flora e Gilberto Gil anexo ao estúdio do cantor, o GG Produções, que ocupa um casarão na Estrada da Gávea.

Mas por onde ela andava até então? Carlucia era cozinheira do jornalista carioca Jorge Bastos Moreno, morto ano passado, que costumava dizer que quem não comeu a comida dela não era personalidade. Era Carlucia quem cozinhava nos famosos encontros quase semanais que aconteciam na “laje” da casa do escritor, na Gávea, espaço dedicado para discussões sobre política que reunia globais, intelectuais e afins. Habitué dos encontros, Carolina Dieckmann chegou a revelar ao Glamurama: “Vou tanto lá que já ganhei uma farofa com o meu nome, feita com banana e ovo.”

“Cozinho para políticos e artistas há 24 anos. Isso é a minha vida. Quando Moreno faleceu eu não sabia o que fazer”, falou Carlucia ao Glamurama. “Pensei em ir para São Paulo, mas me avisaram que lá seria mais difícil meu negócio dar certo por causa da concorrência. Decidi ficar e abrir meu restaurante aqui. Foi aí que Flora me convidou para morar e ocupar um espaço do estúdio, e deu muito certo.”

Outra fada madrinha de Carlucia, ela conta, foi Paula Lavigne.”O primeiro jantar que eu fiz neste novo momento da minha carreira foi para a Paula, e ela me divulgou muito, as pessoas passaram a me chamar muito mais.” Primeiro o burburinho começou no Cafofo, e em seguida ela passou a levar sua estrutura às casas dos famosos.

À esquerda, mesa de sobremesas servida por Carlucia no aniversário de Bruna Marquezine. À direita, sua tradicional feijoada || Créditos: Reprodução Instagram

Hoje, com um boca-boca poderoso, a mineira não para. Dia desses cozinhou para Claude Troisgros na casa de Vik Muniz, sábado passado armou uma feijoada, seu carro-chefe, para o jogador Marcelo, do Real Madrid, e no domingo foi quem orquestrou a festança de Bruna Marquezine, que decidiu o menu apenas 28 horas antes da festa. “Ela enrolou muito para me ligar e decidir o cardápio. Fiquei preocupada. Decidimos tudo faltando 28 horas para a festa. Bruna queria feijoada, mas disse a ela que para 300 pessoas não seria possível em tão pouco tempo.” No fim das contas, a atriz resolveu com Carlucia servir bobó de camarão e linguado, complementados por churrasco. “Ela insistiu mas falei que não ia dar tempo. Eu tenho que fazer bonito, não posso fazer feio, tenho um nome a zelar.” O prato favorito de Bruna feito por Carlucia? “O bolo de brigadeiro, ela ama!” Aos interessados, a receita foi publicada no livro “Na Cozinha com Carolina Volume 2”, de Carolina Ferraz.

https://www.instagram.com/p/BkKuDfklCAh/?taken-by=cafofodacarlucia

Ainda entre sua clientela, a cozinheira cita Tatá Werneck e Paulo Gustavo, para quem vira e mexe prepara um arroz de pato ou feijoada. “Tatá e Paulo Gustavo são pessoas maravilhosas, eles me tratam muito bem na casa deles, é uma relação muito familiar a que temos.” Quem conhece a comida de Carlucia adora por ser simples e que chama a atenção por remeter às receitas de família, de tradição. Nestes almoços que viram jantares é muito comum ela ser tietada pelos famosos.

Em outubro, o Cafofo de Carlucia deixará o estúdio GG e passará a ocupar novo endereço, ainda a definir.

https://www.instagram.com/p/BlwOYRVH9Z_/?taken-by=cafofodacarlucia

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter