Publicidade
Desfile Balenciaga
Desfile Balenciaga de outono/inverno 15/16 || Créditos: Pascal Le Segretain/Getty Images

Um novo capítulo está prestes a se iniciar na moda. Os conglomerados de luxo LVMH e Kering, que juntos controlam as maiores marcas de luxo do mundo, acabam de anunciar em comunicado oficial que unirão forças para criar uma carta de proteção ao bem-estar dos modelos. A tal cláusula corporativa vai ser aplicada a todas as marcas de ambos os grupos e passa a valer a partir da temporada de primavera/verão 2018, que começa nesta quarta-feira em Nova York. “Respeitar a dignidade de todos os homens e mulheres está no coração dos valores de ambos os grupos. Sempre cuidando do bem-estar dos modelos, a LVMH e a Kering sentem que têm uma responsabilidade específica como líderes da indústria para dar um passo adiante com suas marcas”, diz o comunicado assinado pelos dois.

Entre os pontos debatidos na carta corporativa estão:

  • Todas as marcas devem trabalhar apenas com modelos que obtenham um certificado médico válido, atestando boa saúde e capacidade de trabalho, e que tenha sido feito em no máximo seis meses antes do desfile.
  • Modelos devem apresentar queixa direta à marca caso haja qualquer problema com uma agência de modelo, diretor de casting ou problema com a própria marca.
  • Marcas devem providenciar transporte de modelos para retornar às suas casas quando o trabalho ultrapassar o horário das 20h.
  • Marcas devem fornecer a modelos acesso a alimentos e bebidas que cumpram os requisitos alimentares, assim como informações úteis para manter uma dieta saudável ao longo do dia útil.

A notícia vem à tona depois de acusação de maus tratos ocorrida em casting da Balenciaga, que pertence à Kering, durante o primeiro semestre deste ano, que provocaram debate mobilizando nomes importantes da moda em prol de maior respeito e  proteção aos modelos. Na ocasião, a Balenciaga respondeu imediatamente às acusações, declarando que “tomou conhecimento dos problemas tidos com o casting de modelos naquele dia”. E disse que “reagiu imediatamente, fazendo mudanças radicais no processo do casting, incluindo interrupção de relações com a agência do casting em questão.”

Vale lembrar, que entrou em vigor na França em maio deste ano uma lei que proíbe magreza excessiva nas passarelas. Enfim, novos tempos!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter