O 69º Festival de Cinema de Cannes chegou ao fim neste domingo, apontando os nomes de destaque do cinema mundial. E quem levou a Palma de Ouro foi “I, Daniel Blake”, do diretor Ken Loach. O longa desbancou o brasileiro “Aquarius”, do brasileiro Kleber Mendonça Filho. O documentário “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, que retrata o movimento cinematográfico nascido no Brasil e que revolucionou a criação artística dos anos 1960 e 1970, foi anunciado nesse sábado como ganhador do prêmio Olho de Ouro do festival, que tem como presidente do júri o cineasta e roteirista australiano George Miller, diretor de “Mad Max”.
Confira abaixo os demais vencedores.
Grande Prêmio
Xavier Dolan por “Juste la Fin du Monde”.
Melhor Diretor
Olivier Assayas por “Personal Shopper”, estrelado por Kristen Stewart.
Melhor Roteiro
Asghar Farhadi pelo filme “Foushande”.
Prêmio do Júri
A diretora Andrea Arnold ganhou o prêmio por “American Honey”.
Melhor Ator
O iraniano Shahab Hosseini por “Forushande”.
Melhor Atriz
Prêmio entregue para a filipina Jaclyn Jose, por sua atuação no longa “Ma’Rosa”, superando Sonia Braga.
Curta metragem
O diretor espanhol Juanjo Gimenez pelo filme “Timecode”. Apesar do brasileiro João Paulo Miranda Maria não ter levado o prêmio com “A Moça que Dançou com o Diabo”, recebeu uma distinção do júri.
Câmera de Ouro
A vencedora desta categoria, que premia o melhor filme de um diretor estreante no Festival de Cannes, foi a diretora Hounda Benyamina por “Divines”.
Olho de Ouro
O documentário “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, que retrata o movimento cinematográfico nascido no Brasil e que revolucionou a criação artística nos anos 1960 e 1970.
- Neste artigo:
- Cannes,