Simples e sofisticada, a Herdade da Comporta, região do litoral português que se tornou hype no último verão europeu, promete repetir a dose este ano. Fazem parte dessa charmosa paragem alentejana as praias de Comporta e do Pego, entre outras. E é nessa última que fica um dos hotsposts mais fervidos de lá, o Restaurante Sal. Glamurama conversou com Frederico Cunha, um dos sócios do empreendimento, e ele nos contou o que está por trás do sucesso do Sal, eleito o melhor bar de praia do mundo pelos leitores da Condé Nast Traveler.
“O Sal é um lugar que tem a cara da região da Comporta. Nunca fui do ramo de restaurantes, mas frequento essas praias há anos e decidi entrar como sócio. A simplicidade é a magia do lugar”, conta Cunha que, desde 2012, repaginou o bar para que seja uma extensão de sua casa. “A gente recebe como se estivesse em casa”, comenta. Além do ambiente incrível pé na areia, o atendimento e a comida, claro, são pontos fortes. A culinária do Sal aposta em ingredientes sazonais e regionais. Os hits são os camarões, sopa de peixe e arroz negro.
O agito por lá começa cedo e no decorrer do dia fica difícil conseguir um lugar para sentar. O auge do fervo acontece ao por do sol, quando rolam festas com DJs residentes. “A Comporta não se explica. Tem que ir lá e sentir o que é”, diz Frederico.
E os sócios do Comporta Soul, grupo do qual o Sal faz parte, seguem expandindo os negócios. Em Lisboa, vale uma passada no Bota Sal, que leva um pouco do “clima praiano e do charme” do Sal da praia do Pego, com as mesmas características e sucesso.
Também vale conhecer o Sal Burguer, rede de food trucks espalhada pela capital portuguesa com mesinhas e ambiente de festival, sempre superconcorrida.
- Neste artigo:
- Comporta,
- Condé Nast Traveler,
- Restaurante Sal,