Portugal ganhou pela primeira vez o concurso Eurovision, conhecido como o mais tradicional concurso musical da TV europeia, que começou a ser realizado em 1956. A edição 2017 aconteceu nesse sábado em Kiev, na Ucrânia, e o vencedor foi Salvador Sobral, um jovem de 29 anos que está à espera de um transplante de coração. Ele apostou em uma melancólica canção com toques de jazz. “Música não se trata de fogos de artifício, música é sentimento”, disse Sobral, batendo os representantes da Bulgária e Itália – os favoritos dessa 62ª edição do evento.
A música vencedora na perfomance foi “Amar pelos Dois”, escrita pela própria irmã do cantor, Luiza. O rapaz, que fez uma aposta arriscada cantando em sua própria língua e não em inglês, ao contrário da maioria de seus adversários, ganhou o prêmio do júri especializado e também pelos votos do público. A fragilidade encantadora de Sobral e sua voz suave e trêmula, por causa de seus problemas de saúde, fizeram que ele faturasse o festival.
“Eu quero que o Salvador Sobral ganhe o festival da Eurovision. Ele é bom demais”, disse Caetano Veloso em vídeo postado em sua página no Facebook. Em tempo: o transplante, segundo assessoria de Salvador, deve ser realizado ainda este ano. Glamurama assina embaixo! Play abaixo pra conferir a performance do português!
- Neste artigo:
- Amar pelos dois,
- Caetano Veloso,
- Eurovision,
- festival,
- Salvador Sobral,