Parece até história de filme, mas é a mais pura verdade: conhecido como JokerStash ou simplesmente Joker no submundo da internet, o criminoso virtual cuja alcunha não foi inspirada no famoso personagem da DC Comics por acaso se aposentou recentemente com nada menos que US$ 3 bilhões (R$ 16,2 bilhões) na conta, sendo que a maior parte desse valor está em criptomoedas.
Conforme ele mesmo anunciou em um fórum da deepweb dias atrás, JokerStash – que operava um site com o mesmo nome – decidiu parar com a atividade criminal que o transformou em uma das maiores lendas do universo dos cybercrimes para curtir a vida. A plataforma, aliás, já foi retirada do ar e permanentemente.
Até hoje sem ter sua verdadeira identidade descoberta pelas autoridades, JokerStash acumulou sua fortuna bilionária praticamente malfeitos que iam desde a apropriação indébita de carteiras alheias de bitcoins e afins, das quais chegou a ser um dos maiores operadores, a golpes de cartão de crédito geralmente aplicados em sites de e-commerce. (Por Anderson Antunes)