Uma das marcas mais icônicas de todos os tempos e líder mundial em “soft drinks”, a Coca-Cola acaba de lançar sua primeira bebida alcoólica desde que foi fundada nos Estados Unidos, em 1892. E no Japão! O país asiático é conhecido por ter suas próprias “leituras” de alimentos e bebidas populares, como uma Pepsi com sabor pepino, chocolates Kit Kat de wasabi, bolachas Oreo com chá verde e até a Coca-Cola Plus, que chegou às prateleiras dos supermercados de lá no começo do ano e contém laxante em sua fórmula. Um lugar perfeito para testar produtos diferenciados, portanto.
No caso da novidade proibida para menores, trata-se do Chu-Hi, um tipo de batida industrializada que faz sucesso há anos e agora ganhou uma versão com uma pequena quantidade de shōchū, o destilado mais consumido pelos japoneses, feito a partir da cevada e cuja graduação alcoólica é próxima de 25%. Presidente da The Coca-Cola Company no Japão, Jorge Garduño já foi ordenado pelos chefes da matriz americana a monitorar a performance do drink, a fim de confirmar se vale a pena ou não levá-lo para outros territórios.
“Nunca testamos nada no segmento de bebidas de baixo teor alcoólico, mas este é um exemplo e uma prova de que precisamos estar continuamente testando novas oportunidades fora da nossa zona de conforto”, o executivo tem dito à imprensa. O Chu-Hi tem feito especial sucesso entre as mulheres, um tipo de público para o qual gigantes como a Coca-Cola tem dedicado muita atenção ultimamente, já que elas costumam ser mais antenadas e exigentes do que os homens. Será que pegaria por aqui? (Por Anderson Antunes)