Publicidade

A convite da Denise Macedo, Circuitos & Sabores by Denise Macedo e da Fazenda São João – Amparo, fui conhecer o Circuito das Águas, no interior de São Paulo.

Muitas surpresas, sabores e beleza natural. Me apaixonei pelo cenário encantador e trouxe aqui algumas TIPs.

A estrada para chegarmos é ótima. E ainda somos contemplados com um visual incrível, digno de Toscana, com plantações, muito verde e uma surpresa: um túnel de bambu. 😊

Antes de chegar na fazenda, na minha primeira parada, eu passei por uma cidadezinha chamada Morungaba e fiz compras. Parada obrigatória: Mercado Gourmet. Pães maravilhosos, queijos do Atalaia e ao lado a famosa loja Doces Davi. Na empolgação da viagem, logo fiz um estoque de doces: abóbora, doce de leite e cocada (de cara 5 quilos a mais na viagem. :)

Fazenda São João é uma fazenda centenária, a sede foi construída em 1881. Você não imagina que depois do portão de madeira da entrada se abre um mundo de cenários encantadores: um corredor com palmeiras imperiais, jardins com paisagismo, capelinha, lagos, pomar, eucaliptos, pássaros.

Começamos muito bem a viagem. Literalmente é como entrar em outro mundo e estar em outra realidade, não virtual, mas real com muito verde, com sons de pássaros, com cheiro de mato e frutas. É uma experiência apaixonante e não é por acaso que nesta fazenda momentos especiais são celebrados, casamentos e eventos são realizados em um ambiente repleto de verde e magia.

 

 

Na fazenda, degustando uma das mil e quinhentas cachaças da coleção, conversei com a Denise Macedo @circuitoesabores, nossa insider da semana.

A Denise vive por lá há mais de 18 anos. A primeira vez que seus pezinhos pisaram o solo de Monte Alegre do Sul, uma das cidades que compõem o consórcio do Circuito das Águas paulista, ela tinha apenas três anos. “Fui passar as férias na casa de meu avô. Desde então, a casa e a cidade passaram a ser o meu refúgio, o lugar onde recarrego as  baterias”. Dá para entender perfeitamente o motivo. Da fazenda me levaram para conhecer outros lugares da região.

Os anos em que ela morou na França a ensinaram a apreciar uma boa mesa e um bom vinho. Ela é uma pesquisadora nata de restaurantes e rotas gastronômicas da região do Circuito das Águas. Conhece lugares pitorescos, charmosos, “gostosos”. Minha insider foi perfeita. Além dos lugares, ela também indicou os produtores locais, que produzem produtos genuínos, feitos artesanalmente com amor e, na maioria das vezes, reproduzindo receitas ancestrais. A imigração italiana deixou fortes vestígios na região, tanto arquitetônicos quanto gastronômicos.

“Nesta região tem café, tem cachaça, tem morango, pães, geleias, cervejas artesanais, embutidos, queijos para visitar e comprar. Inclusive queijos premiados. E deliciosos lugares para provar a culinária regional. Fiquei encantada com tudo o que a região oferece.“

 

Como são muitas as cidades do Circuito das Águas paulista, vamos começar com algumas TIPS de Amparo e semana que vem falaremos de Monte Alegre e depois de Serra Negra.

Amparo

Foi um dos grandes centros de produção de café no século XIX e ainda hoje abriga um lindo casario de época, assim como inúmeras fazendas históricas, algumas abertas à visitação. Caminhar no centro antigo da cidade é ter contato com uma parte de nossa história. O maior hospital da cidade já foi sede da fazenda do Barão Cintra, um dos grandes cafeicultores do município.

 

Onde passear e almoçar no campo

Fazenda Atalaia

Fazenda centenária, inicialmente produtora de café, hoje produz queijos premiados como o famoso Tulha, que recebeu várias medalhas em concursos na Europa. Possui um restaurante que serve café da manhã e almoço com pratos preparados com os queijos da fazenda, visita guiada histórica, tudo em um ambiente rural típico.

Fazenda Benedetti

A Fazenda Benedetti, tradicional produtora de cachaça desde 1929, oferece uma variedade de produtos e atividades em um ambiente rural acolhedor. Uma charmosa cafeteria permite desfrutar delícias rurais e passar por bons momentos. Também dá para fazer visitas guiadas do processo produtivo…

Vinícola Terrassos

Escondidinha no alto de uma montanha, a 1100m de altitude, na estrada que liga Amparo a Itapira, a Vinícola Terrassos reserva momentos mágicos a quem enfrentar os 2,5 km de estrada de terra de acesso. A vista é maravilhosa e vale cada sacolejo. Dá para passar o dia no local, participando de uma degustação, almoçando ou piquenicando, simplesmente caminhando entre os parreirais e os jardins. No final da tarde tem petiscos e pizzas.

Stefano’s

Tradicional restaurante de Campinas, chegou na região com sua gastronomia e variedade. É comida da Fazenda, dentro da Fazenda. Enquanto os pais conversam e saboreiam os sucos e a comida caseira, as crianças podem andar a cavalo, brincar com os pássaros e correr na grama.

@restaurantefazendadonamaria

Basilico

Comandado pelo chef Lucas Luchini, o Basilico – cozinha artesanal – ocupa hoje um espaço amplo e moderno no centro da cidade. Um lugar animado onde vale a pena passar uns bons momentos.

Grecio’s

Grecio’s ou Bar do Gil, como é conhecido pelos habituês, é uma instituição. O que começou como um boteco numa espécie de garagem hoje atrai frequentadores de toda a região e além. Vá com a certeza de comer os melhores pratos de frutos do mar que já provou na vida, em quantidades pantagruélicas e sempre fresquíssimos. Mas vá sem pressa.

Cafeterias e afins

Em uma cidade cuja história está intimamente ligada à cultura cafeeira, não é de se espantar que existam tantas, e tão boas, cafeterias na cidade. Pães e tortas caseiras, expressos elaborados com cafés especiais da região, doces e shakes. Elas rivalizam em oferecer aos coffeelovers a melhor experiência possível.

Entre as mais badaladas estão a Nossa Casa Café, Doce Carlota, Briga Bellas e Seo Baro.

Onde dormir

No centro da cidade existem poucos hotéis, o mais recente é o Prado Hotel. Na zona rural, os hotéis ganham charme, espaços verdes, cantinhos aconchegantes e boa gastronomia. Entre eles está o  Boutique Lake Villas Charm Hotel. Hotel familiar, eleito o melhor hotel com spa e melhor hotel da América Latina em Excelência na categoria Readers Award da Condé Nast. Também já foi eleito o melhor hotel para romance. O Lake Villas é perfeito para romance. Quartos lindos, spa maravilhoso, mini praias ao redor do lago. Para casais esportistas, beach tennis, tênis, academia, pista para caminhar ou correr. O Lake Villas oferece tudo isso, com exclusividade, com qualidade e muita excelência no serviço. Não dá vontade de ir embora. É sua casa de campo com estrutura de hotel, sem movimento de hotel, com exclusividade de hotel boutique, enfim, tem de ir, conhecer, desfrutar e voltar, porque com certeza você vai querer voltar.

 

Por aqui você também encontrará destinos de aventura e esportes, como parque de bikes, trilhas, quadras de beach tennis e lugares para andar a cavalo. É impressionante a variedade de atividades e opções de gastronomia na região.

Semana que vem vamos falar sobre Monte Alegre do Sul.

“Além de muito verde no entorno, seu centrinho é repleto de casinhas coloniais coloridas, tem uma pracinha de cidade de interior dominada por uma linda igreja cujo projeto é réplica de uma italiana” Denise Macedo @circuitoesabores

Fotos: Arquivo Pessoal

Sobre Tips to Follow:

Tips to Follow é uma coluna semanal que explora os segredos e encantos de cada destino, desvendando lugares alternativos que vão desde aquele vilarejo menos conhecido ao restaurante com a melhor vista, incluindo curiosidades que passam longe das rotas turísticas convencionais. São dicas preciosas que vão ajudar o leitor a personalizar as suas próprias viagens, pois Thaya Marcondes acredita que cada viajante tem a sua própria essência e anseia por experiências autênticas e enriquecedoras.

Cada texto é baseado nas próprias experiências da colunista e mergulha em um universo de descobertas, desbravando caminhos menos percorridos em lugares que muitas vezes passam despercebidos pelos guias tradicionais. Com Tips to Follow, o leitor irá explorar o mundo sob uma nova perspectiva. Vem com a gente?

Sobre Thaya Marcondes:

Publicitária apaixonada e travel lover, Thaya Marcondes encontra nas viagens que faz uma fonte inesgotável de inspiração. Morou em 4 países, visitou 15 e desde os 2 anos viaja pelo Brasil. Sua paixão pelas rotas turísticas a levou a conhecer muito mais de cada destino. Seu lema é: “Viajar é o melhor investimento e inspiração para a vida profissional”. Para seguir: @thayapmarcondes

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter