Em 2004, alguns vinhos chilenos foram colocados à prova em um teste cego junto de alguns dos melhores rótulos franceses e italianos, como Châteaux Margot e Sassicaia. Conduzida por Eduardo Chadwick e Steven Spurrier – que organizou o famoso Julgamento de Paris, em 1976 –, a degustação teve o voto de 36 especialistas, que elegeram dois chilenos como os grandes vencedores. Era o atestado de que o Chile tinha se tornado um produtor de vinhos de alta gama, capazes de competir de igual para igual com os melhores do mundo.
Com investimento em tecnologia, identificação com melhores terroirs para cada tipo de uva e a contratação de consultores internacionais, como Michel Rolland, os vinhos chilenos ganharam lugar de destaque nos melhores empórios de todo o mundo. Entre os queridinhos, o Cabernet Sauvignon e o Carménère, emblemáticos da terra da Cordilheira.
Santa Helena, Lapostolle, San Pedro, Viu Manent, Pérez Cruz, Burton Budinick, Chocalán, Emiliana, Haras de Pirque, Kingston, Misiones de Rengo e Tarapacá são alguns dos produtores que só aumentam o orgulho dos chilenos por suas bebidas tão especiais. Um brinde!
- Neste artigo:
- wines of chile,