Publicidade
Janaina Rueda
Janaina Rueda || Crédito: André Ligeiro
Janaina Rueda  ||  Crédito: André Ligeiro
Janaina Rueda || Crédito: André Ligeiro

Depois de disputas, protestos e muita investigação, um caminho mais tranquilo e sem surpresas promete deixar a pauta sobre a merenda escolar distribuída nas escolas do Estado de São Paulo, mais coerente. A chef Janaina Rueda, do bar da Dona Onça será a primeira profissional a treinar, capacitar, profissionalizar e padronizar a merenda do Estado. Vai funcionar assim: o projeto da nova Merenda Escolar tem duração de dois anos e entrará em vigor por etapas abrangendo cerca de cinco mil escolas de todo o Estado, 7500 merendeiras começam a ser treinadas pessoalmente a partir da próxima semana por Janaina na ETEC Santa Efigênia, no centro de SP para alcançar os 1,8 milhão de alunos da rede, de acordo com a Secretaria da Educação.

Com quatro meses de preparo, testes para avaliar os produtos já licitados pela secretaria de Educação do Estado de S. Paulo foram feitos por Janaina, que introduziu alimentos in natura como repolho, acelga, couve, frutas sazonais, moela, lentilha, paleta suína, entre outros. Ela retirou alimentos industrializados, a exemplo dos nuggets, salsichas e carnes enlatadas do menu, e não devem entrar nas cozinhas tão cedo . “Quanto menos processados forem os alimentos mais rico em vitaminas e minerais eles serão. E menor também será a concentração de sódio, gordura e açúcar. Além disto, usando produtos frescos estaremos mais próximos da nossa cultura alimentar”, explica a chef.

O melhor: em agosto a Escola Estadual Maria José, na rua treze de maio, no centro São Paulo será a primeira a contar com todas essas novidades – essa é a escola onde Janaina Rueda estudou quando criança. E vale lembrar que serão dez receitas brasileiras tradicionais e mais dez receitas sazonais, que seguirão o calendário popular brasileiro, como Páscoa, Festa Junina e Dia das Crianças. O cardápio da nova merenda escolar está dividido entre receitas bovinas, suínas, com frango, peixe e até opção vegetariana e vegana. Ele é composto por: strogonoff, carne de panela, macarrão à bolonhesa, refogado de carne moída, feijoada, frango à caçarola, cuscuz de frango, peixada, macarrão com sardinha e a opção vegetariana que mudará quinzenalmente – arroz com lentilha, ovo ao molho e salada de beterraba. Bom apetite, crianças!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter