Publicidade
Delícia: a receita do peixe prejereba em crosta de especiarias da chef Bel Coelho
Delícia: a receita do peixe prejereba em crosta de especiarias da chef Bel Coelho
Delícia: a receita do peixe prejereba em crosta de especiarias da chef Bel Coelho || Créditos: Divulgação / Bruna Guerra
Delícia: a receita do peixe prejereba em crosta de especiarias da chef Bel Coelho || Créditos: Divulgação / Bruna Guerra

A viagem da chef Bel Coelho para Las Vegas a convite da Las Vegas Convention and Visitors Authority, onde se encontrou com o chef Rick Moonen para um intercâmbio de experiências, rendeu muita história boa, que Glamurama já entregou por aqui. A parceria deu tão certo que a dupla montou um cardápio especial que foi apresentado por aqui em abril em um food truck em plena rua Oscar Freire e no World Trade Center, também em São Paulo.

O menu criado tinha uma pegada sustentável, que é o forte dos dois, e rolou até fila para provar as comidinhas. Foram elas salada thai feita com amendoim e molho picante mas refrescante, peixe prejereba em crosta de especiarias com purê de couve-flor com beurre blanc (molho de manteiga, vinho branco e limão) e a sobremesa de espuma de Romeu e Julieta com farofa de amêndoas e alecrim. Tudo uma delícia, mas a estrela foi mesmo a prejereba em crosta de especiarias. Segundo Bel, a ideia do prato nasceu em Las Vegas, ainda durante a viagem, com a troca culinária com Rick. Mas para dar um toque brazuca a chef escolheu um peixe facilmente encontrado no Brasil, do Amapá ao Rio Grande do Sul. “Adaptei a receita com a prejereba que é um peixe da nossa costa. Ele é meio desconhecido e às vezes desprezado, mas delicioso e com ótima textura. Casou perfeitamente com o prato”, revela. Glamurama quis saber a receita completa. Tome nota!

Ingredientes

720g de prejereba porcionados em 4 filés sem pele e sem espinhas
Sal a gosto
100ml de azeite extra virgem
20g de semente de coentro
20g de mostarda em grãos
10g de cardamomo
10g de pimenta do reino preta
20g de louro em pó
10g de canela em pó
5g de cravo
10g de semente de erva doce

Modo de preparo

Leve todas as especiarias ao fogo em uma frigideira e mexendo sempre. Aqueça-as até exalar os óleos essenciais das especiarias. Retire-as do fogo e moa-as em moedor elétrico.

Tempere os filés de prejereba com sal a gosto e em seguida faça uma crosta de especiarias do lado do filé de onde foi retirada a pele do peixe.

Frite o peixe em azeite quente e frigideira antiaderente começando pelo lado da crosta até o peixe estar inteiramente cozido, mas com muito cuidado para não passar do ponto. Sugestão de acompanhamento: purê de couve-flor.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter