Publicidade
fachada-gaudi1504
Casa Vicens || Créditos: Divulgação

Durante o Ano Internacional de Gaudí, comemorado em 2002, quando a genialidade do arquiteto foi tardiamente proclamada para o mundo, donos de casas projetadas por ele foram encorajados a abri-las para visitação. O movimento começou com a abertura da Casa Batlló, aberta ao público por completo desde 2004, e, anos depois, mais um de seus projetos concluídos está prestes a fazer o mesmo. Trata-se da Casa Vicens, o primeiro grande projeto de Gaudí depois de se formar na escola de arquitetura de Barcelona, construída entre os anos 1883 e 1888 e que, reconhecido pela Unesco, entra em exibição a partir da Páscoa de 2017.

A propriedade foi construída para Manel Vicens e sua família como uma casa de verão. Seu jardim conta com cascata e fontes criadas para mante-la fresca.Tendo sempre como sua maior inspiração a natureza, o interior da casa é repleto de representações de plantas, pássaros e conchas, fazendo com que a parte de dentro seja uma continuação do jardim. Na fachada, uma profusão de azulejos coloridos, a pedido de Vicens, que era um fabricante de telhas e queria que sua casa servisse como um cartão de visitas. Segundo Marta Antuñano, gerente cultural do projeto, trata-se de “um trabalho essencial para entender a linguagem arquitetônica única de Gaudi e o desenvolvimento do Art Nouveau em Barcelona”.

Em 2007, a casa foi posta à venda pelo valor de 35 milhões de euros (R$ 140 milhões no câmbio atual) pela terceira geração da família Herrero-Jover, que comprou há anos a propriedade dos Vicens. Embora nenhuma proposta tenha sido feita pelo imóvel, ele foi vendido por um valor não publicado para o Morabanc Grup em 2014.

Entre os planos para o endereço estão exposições interativas, atividades educacionais e um auditório. O número de visitantes diários será limitado a 395 e serão necessárias reservas antecipadas. Na galeria abaixo, dê um giro por esta obra de arte da arquitetura.

[galeria]4320506[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter