Publicidade
Prédio do Parlamento Húngaro e o rio Danúbio || Créditos: Getty Images

O papel principal de Budapeste em várias produções cinematográficas tornou-se cada vez mais frequente, adicionando um toque de brilho da Europa Oriental à telona. A deslumbrante capital húngara virou cenário para muitos filmes de grande orçamento, incluindo “Blade Runner 2049”, “Red Sparrow”, “Inferno”, “Spy”, “Evita”, “Atomic Blonde”, “Tinker Tailor Soldier Spy” e ainda há mais por vir. E até astros de Hollywood, como Angelina Jolie, Ryan Gosling, Harrison Ford e Jennifer Lawrence, fizeram do destino sua casa enquanto filmavam na área.

Graças aos investimentos feitos pelo Fundo Nacional Húngaro de Cinema, essa indústria tornou-se um dos movimentos mais influentes nos negócios cinematográficos da Europa. Listamos 10 impressionantes locações de filmes em Budapeste que você provavelmente vai se lembrar de ter visto no cinema. Segue a trilha!

Gellért Hotel and Baths 

Gellért Hotel and Baths || Créditos: reprodução

Localizado nas margens do rio Danúbio, o Gellért Hotel and Baths tem um papel importante nas produções cinematográficas locais e internacionais. Inaugurado em 1918, o impressionante edifício é um exemplo imponente da arquitetura em estilo Art Nouveau construída na Hungria durante esse período.

Elizabeth Taylor ficou no hotel com Richard Burton enquanto ele filmou o filme “Bluebeard” em 1972, e foi lá que o ator a presenteou com o inestimável diamante em forma de coração do Taj Mahal, avaliado em US $ 8,8 milhões.

Madonna fez uma aparição no Gellért durante as filmagens do filme “Evita”, de 1996, centrado na vida da líder política argentina Eva Perón, e na comédia “I Spy”, estrelado por Eddie Murphy e Owen Wilson.

Four Seasons Hotel Gresham Palace

Four Seasons Hotel Gresham Palace || Créditos: Reprodução

O Four Seasons Hotel Gresham Palace, com 179 quartos, é uma escolha popular para celebridades e magnatas do cinema durante as filmagens em Budapeste. Concluído em 1906, o edifício de estilo Art Nouveau tem vista para o rio Danúbio, no sopé da famosa Ponte das Correntes.

Agora, um dos mais luxuosos destinos de hotéis em Budapeste, tem sido usado em muitas produções cinematográficas, incluindo a comédia de ação “Spy”, estrelada por Melissa McCarthy e Jude Law. A famosa cena de ciclomotores onde McCarthy perseguiu um possível assassino foi filmada na frente, e você pode identificar os interiores e lareiras ao longo do filme.

Bálna building

Bálna building || Créditos: Reprodução

Na beira do rio Danúbio, o edifício Bálna é uma das maravilhas arquitetônicas mais modernas de Budapeste. Projetado pelo arquiteto holandês Kas Oosterhuis, a estrutura simplificada foi apelidada de “A Baleia” pelos habitantes locais por sua impressionante semelhança com o mamífero marinho. Abrigando um shopping cheio de boutiques, bares e restaurantes, o prédio também é usado como centro de conferências, e como local para muitas produções de cinema e televisão.

Estrelou como sede da NASA no filme de ficção científica de Ridley Scott, “The Martian”, e também aparece na série de televisão da CBS “Ransom”, que é filmada em locações na cidade pela Korda Productions. Estúdio de cinema que também esteve por trás do sucesso de muitos longas filmados em Budapeste, incluindo “Mars 2”, “Robin Hood” e “Blade Runner 2049”.

Andrássy Avenue and Oktogon

Andrássy Avenue || Crédittos: Reprodução

Construído em 1887 para conectar o centro da cidade ao Parque da Cidade, a Avenida Andrássy oferece o cenário perfeito para filmes de grande orçamento. Reconhecida como Patrimônio Mundial, a rua arborizada é definitivamente um local à se visitar em Budapeste.

Seus créditos cinematográficos incluem “Evita”, onde cenas de multidões foram filmadas ao longo da famosa avenida e no cruzamento de Oktogon, enquanto o filme de 2012 “Bel Ami”, estrelado por Robert Pattinson, transformou a rua de Budapeste na Paris do século XIX.

St. Stephen’s Basilica

St. Stephen’s Basilica || Créditos: Getty Images

Este magnífico edifício de estilo neo-clássico iniciou sua jornada em 1851, mas só foi concluído em 1905, sob o desenho de vários arquitetos diferentes. Juntamente com o Parlamento, é uma das maiores atrações turísticas de Budapeste. O interior apresenta pinturas complexas no teto e pode acomodar mais de 8.500 visitantes, tornando-se a maior igreja da Hungria.

As ruas localizadas ao redor da Basílica foram destaque no blockbuster de Tom Hanks 2016 “Inferno” e cenas do drama da NBC “Royal Pains” também foram filmadas por lá. “Evita” foi apenas parcialmente filmado em Buenos Aires por questões de segurança, e várias cenas foram filmadas em frente à Basílica de St. Stephen e por toda Budapeste.

Gozsdu-udvar

Gozsdu-udvar || Créditos: Reprodução

O famoso Gozsdu-udvar é um destino turístico concorrido graças ao mercado de pulgas diurno e a bares e restaurantes chiques. O lugar remete à década de 1900 e oferece um local convidativo para qualquer equipe de filmagem.

Apresentado no filme “Red Heat”, de 1988, de Arnold Schwarzenegger, o pátio foi usado para representar as ruas médias de Moscou. “Spy Game”, de Tony Scott, estrelado por Robert Redford e Brad Pitt, também foi filmado por lá.

Um dos melhores lugares para conhecer o verdadeiro clima deste bazar é o famoso bar e restaurante Spiler, popular entre os moradores e turistas.

Hungarian State Opera House

Hungarian State Opera House || Créditos: Getty Images

A Hungarian State Opera House está entre os edifícios mais impressionantes da Avenida Andrássy, oferecendo aos húngaros as melhores produções de ópera e balé. “Billy Elliott – O Musical”, de Elton John, e “O Casamento de Fígaro” estrearam lá e o local também recebeu grandes produções orçamentárias.

O diretor Francis Lawrence filmou as cenas de abertura de “Red Sparrow”, estrelado por Jennifer Lawrence, enquanto o filme de Woody Allen, “Amor e Morte”, de 1975, usou o prédio como substituto do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Cenas do filme “Munique”, de Steven Spielberg, de 2005, também foram filmadas nas ruas em torno do edifício, e o clássico de 1998, “O Fantasma da Ópera”, usou o lugar como cenário principal.

Prédio do Parlamento Húngaro e o rio Danúbio

Prédio do Parlamento Húngaro e o rio Danúbio || Créditos: Getty Images

O edifício do Parlamento húngaro é atualmente a principal atração turística em Budapeste, atraindo mais de 600 mil visitantes por ano. É o segundo maior edifício do parlamento na Europa e sem dúvida o mais bonito. Situado nas margens do rio Danúbio, o Parlamento tem sido usado em dezenas de produções de cinema e televisão.

“Transporter 3”, estrelado por Jason Statham, deu aos cinemas um vislumbre do Parlamento e da Basílica de Santo Estevão, enquanto a sequência de abertura de “Atomic Blonde”, com Charlize Theron, foi filmada ao longo das margens do rio.

Os visitantes podem ver o marco em toda a sua glória, pegando um cruzeiro no rio Danúbio, que pára perto do edifício do Parlamento.

Heroes’ Square

Heroes’ Square || Créditos: Getty Images

Construída em 1896, a Praça dos Heróis oferece um belo cenário para qualquer produção cinematográfica. Um dos principais locais turísticos visitados em Budapeste, esta localização deslumbrante apresenta o túmulo do soldado desconhecido, os sete chefes dos magiares e estátuas de outros importantes líderes húngaros.

O blockbuster de 2013 “Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer” foi filmado em Budapeste e arredores.

Liberty Square

Liberty Square || Créditos: Reprodução

A Praça da Liberdade oferece um local de filmagem exclusivo para cineastas, abrigando uma embaixada americana, um parque, cafés e um local para concertos e produções cinematográficas.

Cenas de “Blade Runner 2049” foram filmadas lá. A Korda Productions ajudou a filmar o interior do cassino de Las Vegas, no antigo prédio da Bolsa de Valores de Budapeste, na praça, que aparece no filme. O local também foi usado em “Spy” e “Atomic Blonde”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter