Bill Clinton já assistiu a um dos filmes mais esperados de Hollywood nesta temporada: o thriller político “The Post”, dirigido por Steven Spielberg, e estrelado por Meryl Streep e Tom Hanks. Com estreia marcada para o próximo dia 22 em cinemas selecionados dos Estados Unidos, e em circuito mundial só a partir de 12 de janeiro, a produção baseada em fatos reais ganhou uma sessão privée no modesto Jacob Burns Film Center, um pequeno centro cultural dedicado à sétima arte de Pleasantville, no Estado de Nova York, que fica bem perto da casa do ex-presidente, em Chappaqua.
Clinton, que compareceu ao evento como convidado especial do diretor de “E.T. – O Extraterrestre”, foi aplaudido de pé pelos outros presentes logo que chegou no local. Ele foi sozinho, já que Hillary não pôde acompanhá-lo em razão de outro compromisso, e foi embora “impressionado” com o que viu.
A expectativa em torno de “The Post” se deve não somente aos protagonistas de peso, mas sobretudo ao tema delicado que o filme aborda: o envolvimento do jornalão “The Washington Post” na publicação de um polêmico dossiê sobre o papel dos americanos na Guerra do Vietnã. Na fita, Meryl interpreta a famosa jornalista Katharine Graham, que foi a diretora do “Post” por mais de duas décadas, enquanto Hanks aparece como o editor do jornal, Ben Bradlee.
O longa foi foi eleito pela revista “Time” como um dos dez melhores de 2017 e recebeu seis indicações ao Globo de Ouro de 2018 – Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora Original. (Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- Bill Clinton,
- Filme,
- Guerra do Vietnã,
- Meryl Streep,
- Pentagon Papers,
- Steven Spielberg,
- The Post,
- The Washington Post,
- tom hanks,